A segunda geração foi introduzida em abril de 1996, no Brasil, com motorizações 2.0 l 8v (versão GL e GLS) e 16v (CD). Em 1998 chegavam o 2.2 l 8v (GL e GLS) e o 2.2 l 16V (CD). Chegou a ser o sedã mais vendido entre 1996 a 1998, quando começou a dividir a liderança com o Honda Civic, já nacionalizado. A versão de 2.0 l 8V foi "ressuscitada" em 2003, aproveitando incentivos fiscais aos carros de até 2.0 l.
Com o lançamento de um novo Toyota Corolla em meados de 2002, o Vectra começou a perder mercado e suas vendas decresciam a passos largos, já que não acompanhou, no Brasil, a remodelação sofrida pelo modelo alemão. O golpe de misericórdia foi dado pela chegada de outros modelos mais modernos e a atualização do Chevrolet Astra brasileiro, que canibalizou as vendas do Vectra. A última versão do carro, produzida em 2005, foi denominada de Vectra Collection e tinha apenas o motor de 2,0 l 8v.
O Vectra atual, lançado no Brasil em outubro de 2005, chegou ao mercado nas versões Elegance e Elite. O conjunto motriz foi herdado do Chevrolet Monza 87 produzido no Brasil para mercados da América Latina. O motor 2.0 l 8v de 121/128 cv e 18.3/19.6 mkgf se tornou padrão para a versão Elegance, enquanto o motor 2.4 l 16v de 146/150 cv equipa a versão Elite (mais luxuosa), sendo que esta ganhou em 2008 a opção do motor 2.0 l 8v de 121/128 cv e 18.3/19.6 mkgf, o mesmo que equipa a versão Elegance.
Ambos os motores podem ser abastecidos com álcool e gasolina, sistema denominado de Flex Power. Posteriormente ganhou a opção de acabamento Expression, com motor 2.0 l 8v, simplificada e sem grande parte dos acessórios de luxo das outras versões como por exemplo: rodas de liga leve (no Expression elas são aro 15, de aço com calotas), ar condicionado digital(no Expression ele é manual), porém com um preço mais competitivo diante de outros carros médios da mesma categoria.
O Vectra Elegance sai de fábrica equipado com ar-condicionado eletrônico com saída para o banco traseiro, direção hidráulica, trio elétrico e rodas de 16 polegadas, tem a possibilidade de câmbio automático como opcional. O Vectra Elite tem câmbio automático de série, sistema de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), módulo de som e subwoofer, bancos revestidos em couro e aparatos eletrônicos como controlador automático de velocidade e sensor de chuva no pára-brisa e rodas de 17 polegadas.
Com maiores dimensões, o Vectra C alemão, que já saiu de linha, tinha um padrão de acabamento muito superior ao similar brasileiro, disputando o mercado europeu com Volkswagen Passat e Ford Mondeo. O legítimo Vectra C, da Opel, já foi substituído na Europa pelo Opel Insignia, e a terceira geração Opel Astra (que no Brasil ganhou o enganoso nome de "Vectra GT") já foi substituído pelo Opel Astra de quarta geração.
De acordo a Chevrolet, a terceira geração do modelo foi "desenvolvida no Brasil", porém sabe-se que tal informação difundida pela GM é falsa. O carro brasileiro é uma verdadeira mistura de outros carros da GM brasileira e européia (Opel). Seu desenho ganhou as linhas do Opel Astra de terceira geração, já fora de produção na Europa, porém em versão sedã, que só no final de 2006 foi lançada no leste daquele continente. A plataforma é uma evolução da plataforma usada na Chevrolet Zafira. O design interior também é inspirado no Astra C, e aproveita elementos dos demais veículos da marca, principalmente do Chevrolet Meriva.
Possui 4,60 metros de comprimento e é um dos sedãs médios mais vendidos no Brasil, sobretudo para taxistas. No acumulado de vendas de 2006, fica atrás apenas do Toyota Corolla e Honda Civic. Contribui para o menor número de carros vendidos frente à concorrência o fato de o Chevrolet "Vectra" ser um automóvel extremamente mais caro e com porte pouca coisa maior.
Recentemente foi apresentado no salão de Istambul um novo Astra sedan derivado do hatch europeu, que será lançado na europa e em outros mercados, tendo a GM a pretensão de torná-lo um carro mundial. Se a frente é igual à do Astra europeu, todo o restante do desenho externo é idêntico ao do carro que é vendido como "Vectra" sedan aos brasileiros.
*Em fevereiro de 2009 foi lançado o Vectra "Next Edition", uma pequena reestilização sobre a terceira geração. O novo modelo ganhou alterações no propulsor que passou a desenvolver 140 cv quando abastecido com álccol no motor 2.0 8v, além de ter ficado 7% mais econômico segundo a GM. Os revestimentos tiveram as padronagens alteradas e o acabamento recebeu mais atenção. Embora tenha havido um retrocesso com a eliminação do duto de ar condicionado para banco traseiro, sua retirada foi necessária para o aumento do número de porta-objetos no veículo. Já o motor 2.4 16v saiu de linha em 2009 para atender a norma L5 de emissão de poluentes do Proconve.
Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1994 e de 1997.
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