Qual é o seu sexo?

Qual é a sua Faixa Etária de idade?

Chevrolet Zafira

Zafira é um carro produzido pela Chevrolet. O primeiro modelo, no Brasil, foi lançado em 2001, derivado da Opel Zafira. De mesma plataforma do Chevrolet Astra, compete no país com o Citroën Xsara Picasso e até Julho de 2010 com a Renault Scénic, extinta por aqui. Foi a primeira minivan nacional oferecida com mais de 5 lugares, graças a seu inovador sistema desenvolvido pela Opel, Flex7, uma terceira fileira de bancos que pode ser rebatidos e montados quando o proprietário precisasse levar mais 2 ocupantes, além dos 5 já existentes. Em 2009 veio ao Brasil a Nissan Grand Livina, com a mesma proposta da Zafira, de levar 7 ocupantes. Atualmente é oferecida em quatro versões: Comfort, Expression, Elegance e Elite (estas 3 últimas com opção de câmbio automático). A Zafira foi lançada em Março de 2001, com suas versões sendo distinguidas pelo número de válvulas: A 2.0 8V Gasolina, com 116 CV, que tinha como itens de série ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, alarme original e limpador e desembaçador traseiro, além de conta-giros e regulagem de altura do volante e do banco do motorista. A 2.0 16V Gasolina, com 136 CV, vinha com todos os opicionais descritos da 8V, exceção da direção, que é eletro-hidráulica, e mais alguns requintes externos, como faróis de neblina, barras no teto e rodas de alumínio R15. Os opicionais oferecidos nas duas podiam ser comprados aleatoriamente ou escolher um pacote denominado CD, que podia incluir air bag, freio a disco nas quatro rodas, abs e teto solar (inexistente na 8V). Em Setembro de 2001 era lançada a versão 2002, com 2 versões: sem denominação ou a denominada versão CD, que deixara de ser apenas um pacote de opicionais. Assim os clientes escolhiam o motor que quisessem com os opicionais que preferiam. No final de 2002, quase entrando em 2003, era oferecido o câmbio automático de 4 velocidades (uma pena, poderia ser de 5), nas duas versões. Com pequenas modificações, a Zafira se tornava um sucesso de vendas, e se distanciava das outras concorrentes.
A partir de Maio de 2004, já como linha 2005, foi feito um pequeno face-lift na dianteira, refazendo o grafismo do para-choque, farol de milha, da grade do emblema, e pequenos detalhes nas lanternas dianteiras. Ganhou, também, novas nomenclaturas, ComfortElegance e Elite (a Expression vinha a ser criada depois). No começo de 2005, como ano/modelo 05/05, teve perdas e ganhos: Perdeu o motor 8V e 16V a Gasolina, mas ganhou o motor 2.0 8V Flexpower, e o câmbio automático para todas as versões, exceção à Comfort, com câmbio manual. Com isso, ela conseguiu aumentar ainda mais o volume de vendas, e distanciando-se da Xsara Picasso e da Scénic.
No começo de 2009, foi implantada uma melhora no motor 2.0 Flexpower para toda a linha, que passou a desenvolver 140 CV de potência, ante os 121 CV anteriores (com etanol), que eram oferecidos no Astra, Vectra e na própria Zafira.
Também em 2009, a chegada da Nissan Grand Livina abalou um pouco as vendas da Zafira, porque foi a partir disto que ela teve uma séria concorrente que pudesse ameaçá-la na liderança das minivans.
Por enquanto não se tem uma previsão de que a Zafira vai sair de linha aqui no Brasil ou se vai ser remodelada como a da Europa. O mais provável é que, até 2012, entre uma nova minivan da Chevrolet para substituir simultaneamente o Meriva e a Zafira. Só o tempo dirá. 
Curiosidades:
Foi a primeira minivan no Brasil que ofereceu 7 lugares.
O modelo 2001 tinha a lanterna traseira tricolor, vermelho, amarelo e branco. A partir do modelo 2002, foi implantada a lanterna bicolor, apenas vermelho e branco.
A Zafira foi eleita em 2005 A Melhor Minivan Nacional, pela pesquisa Os Eleitos da Revista Quatro Rodas.
A Zafira nunca foi modificada exteriormente, enquanto na Europa, a Opel Zafira já foi mudada para uma geração bastante diferente desta, sendo um pouco parecida com o Opel Astra H, que aqui é o Chevrolet Vectra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é o visitante:

Datas de Aniversário dos Admininistradores

Chevelle.leo: 09/07 - 1998

MCMXLVIII: 20/06 - 1998

Aniversário do blog: 14/08 - 2010