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Ferrari GTO


A Ferrari GTO foi construída para competir na recém lançada competição de turismo, o Grupo B da FISA (Fédération Internationale du Sport Automobile, órgão regulador da FIA ou Fédération Internationale de l'Automobile), como ocorreu com a Ferrari 250 GTO. O regulamento da categoria determina produção mínima de 200 carros homologados o que levou o 288 GTO a ser vendido ao público comum. No entando, como apenas Ferrari e Porsche, com seus 959, entrou, a série foi rapidamente abandonada deixando apenas o campeonato de Rally Grupo B. O Porsche 959 (bem como o 961) só correu três vezes no Grupo B, mas o Ferrari 288 GTO nunca correu, e os 272 carros produzidos permanceram apenas nas estradas. O 288 GTo foi baseado no modelo 308 GTB. O número 288 faz referência ao seu motor de 2.8 litros (2855 cc3V8. Esta cilindrada foi determinada pela FIA, que determinava fator de multiplicação 1,4 para motores turbo, sendo assim, o 288 GTO correria com motores aspirados de até 3997 cc3 no grupo Grupo B.
Diferentemente do 308 GTB, o motor foi montado longitudinalmente, utilizando todo espaço traseiro do carro. O chassis é do tipo tubular e utiliza materiais leves na carroceria e na mecânica, como fibra de carbono e alumínio. A distância entre eivos é de 110 mm maior que o 308 GTB, chegando à 2450 mm e também a bitola eram mais largas.
O motor central-traseiro V8, com ângulo de 90º, 2588 cc3, obtido por pistões com 80 mm de diâmetro e curso de 71 mm, utiliza 32 válvulas (4 por cilindro), dois turbo-compressores IHI, dois intercooler e injeção de combustível desenvolvida pela Weber e a Marelli, fornecedores da Ferrari na Fórmula 1. Sua taxa de compressão é de 7,6 : 1, e a pequena dimensão dos dois turbos proporcionava o torque máximo a apenas 3800 rpm. Seu desempenho era excepcional, com potência da 400 cv a 7.000 rpm e 50,6 m.kgf de torque, a 3.800 rpm, chegava a 306 km/h, de 0 à 100 km/h em apenas 4 segundos e de 0 à 200 km/h em apenas 15 segundos. Foram construídos cinco modelos mais agressivos, aerodinâmicos e de maior potência, chamados 288 GTO Evoluzione. O motor do Evoluzione originalmente tinha 650 cv (480 kW). Com peso de apenas 940 quilos, o carro tinha velocidade máxima de 362 km/h (225 mp/h). Estes carros deixavam mais clara a ligação entre o 288 GTO e o Ferrari F40, lançado logo à seguir.
O 288 GTO foi o primeiro de uma série de carros desportivos, continuando com sua versão modificada até 1987, quando a Ferrari lançou a F40. Existem apenas três 288 GTO Evoluzione. Em 2004, a Sports Car International escolheu o 288 GTO como segundo carro na lista Top Sports Cars da década de 1980, atrás de seu rival alemão o Porsche 959Disposição: Central-traseiro, longitudinal, 8 cilindros em V.
VálvulasDuplo comando nos cabeçotes, 4 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 80 mm x 71 mm.
Cilindrada: 2.855 cm3.
Taxa de compressão: 7,6 : 1.
Potência: 400 cv a 7.000 rpm.
Torque: 50,6 m.kgf a 3.800 rpm.
Alimentração: Dois turbo-compressores IHI, dois intercooler. Injeção eletrônica Weber-Marelli.
Câmbio: Manual de 5 marchas; tração traseira. 
Comprimento: 4290 mm.
Largura': 1910 mm.Altura: 1120 mm.
Entreeixos: 2450 mm.
Capacidade do tanque: Não disponível
Peso: 1.160 kg 
Velocidade máxima: 306 km/h.
0 à 100 km/h: 4 segundos.
0 à 200 km/h: 15 segundos.

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