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Gurgel Supermini

O Gurgel BR-Supermini é a “evolução” do Gurgel BR-800, ele foi a resposta da Gurgel aos novos 1.0 da concorrência. Seguindo a mesma proposta de seu antecessor, é um carro exclusivamente urbano compacto e econômico, as maiores diferenças estão no desenho mais moderno, acabamento e potência. Diferentemente do BR-800 o Supermini não é 100% brasileiro, o câmbio é argentino. Em relação ao seu desenho, ele ganhou algumas “curvas” que fizeram sua aparência melhorar, agora com um acabamento de melhor qualidade como o painel mais bem desenhado, bancos altos e melhores, interior todo acarpetado e o entreeixos 10 cm maior. A versão SL (a mais comum) contava com equipamentos como conta-giros, relógio analógico, toca-fitas com antena no teto, brake-light, repetidores de pisca no teto, banco traseiro bi-partido e outros, enquanto seus concorrentes na faixa dos 1.0 sequer ofereciam retrovisor do lado direito ou encostos de cabeça. Em relação à parte mecânica o motor continua praticamente o mesmo (Gurgel enertron), só que evoluções mecânicas fizeram o consumo diminuir e a potência aumentar para 36CV, mantendo a tração traseira mas utilizando um novo câmbio. Porém, mesmo com todos estes avanços técnicos, a concorrência possuia um veículo mais potente, espaçoso, e confortável(mesmo com ausência de itens de requinte como os do Supermini). Não obteve o sucesso esperado, gerando grande queda nas vendas. Sua carroceria era em plástico de engenharia, a parte frontal de seu chassi tem um sistema chamado de fusível, em caso de colisão ela se deforma para absorver o impacto. O Supermini se manteve em fabricação até o fim de 1994, chegando a ser vendidas algumas unidades em 1995 com denominação ano/modelo 1995/1995, após isso a Gurgel Motores S/A acabou por falir.
  • Denominação: Gurgel Enertron
  • Tipo de construção: Combustão interna, dois cilindros, montado na dianteira do veículo
  • Disposição dos cilindros: opostos horizontalmente
  • Diâmetro: 85,5 mm
  • Curso do pistão: 69 mm
  • Cilindrada: 792 cm³
  • Taxa de compressão: 8,7:1
  • Válvulas: no cabeçote
  • Folga das válvulas: 0,15 mm admissão e 0,15 mm escapamento (regulagem a quente)
  • Potência máxima: 26,5kW (36 CV) a 5500 rpm (ABNT NBR-5484)
  • Torque máximo: 66 Nm (6,6 kgf) a 2500 rpm (ABNT NBR-5484)
  • Lubrificação: sob pressão, com bomba toroidal
  • Alimentação: por bomba de gasolina mecânica
  • Carburador: de corpo simples e aspiração descendente
  • Filtro de ar: seco, com elemento filtrante de papel
  • Arrefecimento: a água com circulação forçada por bomba d'água integrada ao comando de válvulas. Radiador com depósito de compensação, ventilador elétrico, acionado por interruptor termostático
  • Ignição: controlada por micro-processador eletrônico que elimina o distribuidor
  • Ângulo de avanço inicial: 16º AMPS
  • Velas: rosca (M 14 x 1,25 mm) - tipo: NGK BPR 5 EY / Bosch WR 8 AC
  • Afastamento dos eletrodos: 0,6 a 0,8 mm
  • Combustível: Gasolina tipo C

    Embreagem

  • Tipo: monodisco a seco, acionamento mecânico
  • Folga do pedal: 10 a 20 mm

    Carroceria

    Estrutura espacial em aço com perfil tubular misto (quadrado e cilíndrico). Os tubos transversais que formam o lado inferior da carroceria são na verdade tubos de torque que, em caso de colisão lateral, se deformam amortecendo o impacto. A carroceria é formada também por painéis modulares em plástico de engenharia, um tipo de material que já era conhecido no meio automobilístico com matéria-prima na confecção de algumas peças, mas que foi reconhecido como material muito versátil devido a Gurgel, que utilizava largamente o material em seus veículos. O percentua

    l de utilização da fibra de vidro no Supermini era de cerca de 65%, como exemplo além da carroceria, o painel interior, as forrações de acabamento das portas, e até mesmo algumas peças do motor são feitas de fibra de vidr

    o. A parte frontal do chassi é provida de um sistema de segurança que utiliza barras de aço de torque que se deformam no caso de uma eventual colisão, amortecendo o impacto.

    Suspensão dianteira

  • Independente, com molas helicoidais e amortecedores telescópicos de dupla ação, geometricamente progressiva.

    Suspensão traseira

  • Sistema "Leaf Coil" - conjuga a ação das lâminas paralelas à ação das molas helicoidais e amortecedores. As lâminas paralelas de aço, além de absorverem o torque do diferencial, trabalham também como um sistema estabilizador (Patente Gurgel).

    Rodas

  • Aro estampado em aço - 4,5 J x 13
  • Pneus radiais- 145 R x 13

    Freios

  • De serviço: hidráulico, circuito duplo com ação nas quatro rodas
  • Dianteiros: a disco
  • Traseiros: a tambor
  • De estacionamento: mecânico, c om ação sobre as rodas traseiras

    Sistema elétrico

  • Bateria: 12V, 45Ah
  • Alternador: 12V, 32A

    Peso

  • 645 Kg
  • Carga útil (4 ocupantes e bagagens): 350 Kg
  • Peso total admissível: 995 Kg

    Abastecimento

  • Reservatório de combustível: 40 litros
  • Cárter do motor (com filtro): 2,5 litros
  • Caixa de mudanças: 1,1 litros
  • Diferencial: 0,8 litros
  • Radiador (sistema de arrefecimento): 3,4 litros
  • Fluido de freio: 0,34 litros

    Dimensões

  • Comprimento: 3,195 m
  • Largura: 1,50 m
  • Altura: 1,468 m
  • Distância entre eixos: 2,00 m
  • Bitola dianteira: 1,285 m
  • Bitola traseira: 1,285 m
  • Altura livre do solo: 15 cm

    Desempenho

  • Velocidade máxima: 120 km/h
  • Aceleração (0-100km/h): 34,63 segundos


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