O Fox é um veículo de dimensões compactas, carroceria hatchback (do inglês traseira cortada), fabricado e inteiramente projetado no Brasil, sobre a plataforma do Polo, desde 2004. Originalmente denominado projeto "PQ24", antes de sua fabricação cogitava-se que seria o sucessor do Gol, ou então que seria o próximo "carro mundial" da Volkswagen. Até sua apresentação oficial à imprensa especializada o projeto foi chamado por vários nomes, por exemplo: Volkswagen Tupi.
No início, o Fox realmente destinava-se a substituir o Gol (que por sua vez substituiu o Fusca no Brasil) no entanto, a Volkswagen não conseguiu fazer com que o Fox tivesse um custo baixo o suficiente para compensar inseri-lo na fatia de mercado popular. Assim, este seguiu para uma fatia de mercado superior à do Gol e inferior à do Polo.Atualmente, o Fox é o 2º Volkswagen mais vendido no Brasil, perdendo apenas para as vendas do veterano VW Gol. O carro deu origem a uma pequena "família", que no Brasil já conta com a versão off road denominada CrossFox, e a versão station wagon, chamada no Brasil de SpaceFox.
Na linha 2008, a versão Sportline é descontinuada, substituída pela série especial Route, que passa a ser disponibilizada na cor amarela, antes restrita somente ao Crossfox. E a versão hatch sofre sua primeira reforma visual, ganhando pára-choques idênticos à da Spacefox, com parte do pára-choque preto. E o Crossfox perde a barra de proteção frontal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário