1931 8C 2300
O primeiro modelo foi o 8C 2300 de 1931, uma referência ao motor do carro, com 2.3L (2336 cc). O carro foi inicialmente desenhado como um carro de corrida, mas as suas 188 unidades foram também usadas para carro de estrada. Enquanto a versão de corrida do 8C 2300 Spider, conduzida por Tazio Nuvolari a corrida Targa Florio, na Sicília em 1931 e 1932, a vitória em Monza no Grande Prémio de Itália em 1931 deu o nome "Monza" ao carro GP com dois lugares, que era uma versão encurtada do Spider. A Alfa Romeo adicionava o nome dos eventos ganhos ao carro frequentemente.
1931 8C 2300 Tipo Le Mans
O 8C 2300 Tipo Le Mans era a versão desportiva do 8C 2300 e teve uma estreia bem sucedida na 1931 Eireann Cup conduzido por Henry Birkin. Ganhou as 24 Horas de Le Mans em 1931 (com Howe e Birkin); 1932 (com Chinetti e Sommer); 1933 (com Nuvolari e Sommer) e 1934 (com Chinetti e Etancelin).
O modelo 8C 2300 Le Mans em exposição no Museu da Alfa Romeo foi comprado por Sir Henry Birkin em 1931 para uso em competições, mas não é o carro em que Birkin e Howe ganharam as 24 Horas de Le Mans em 1931.
933 8C 2600
Em 1933, o motor DOHC alimentado de 8 cilindros em linha, aumentado para 2.6L para o Alfa Romeo Monoposto Tipo B foi montado no Scuderia Ferrari 8C Monzas. A Scuderia Ferrari tinha-se tornado o departamento de corridas "semi-oficial" da Alfa Romeo, que já não entrava em corridas como um esforço de empresa, graças à má condição económica da companhia. Com os iniciais 216 cv do motor 2.6, o Monoposto Tipo B (P3) podia acelerar até 100 km/h em menos de 7 segundos e poderia eventualmente chegar aos 217 km/h. Em 1934 o motor de corridas tornou-se 2.9 litros.
1935 Monoposto 8C 35 Tipo C
8 versões de 3.8 litros foram individualmente construídas para corridas em cinco meses, a maior parte deles usada no Alfa Romeo Monoposto 8C 35 Tipo C, daScuderia Ferrari (O P3 foi abandonado). O 3.8 litros produzia 330 cv às 5500 rpm e tinha 434 Nm das 900 às 5500 rpm. Usava pneus Pirelli 5.25 ou 5.50 x 19 à frente e 7.00 ou 7.50 x 19 atrás. Embora o Tipo C não conseguia ganhar aos Mercedes e Auto Union em circuitos mais rápidos, era melhor que eles nos circuitos mais apertados. Em 1936, os Tipo Cs foram equipados com um incómodo V12 e, por isso, voltaram a equipar o 3.8 litros.
1935 Bimotore
Em 1935, para competir com a Mercedes-Benz e a Auto Union, Enzo Ferrari (o gerente da equipa de corridas) e Luigi Bazzi (desenhador) construíram um carro de corrida com dois motores 3.2L (3165 cc), um à frente, outro atrás, dando 6.3 litros e 540 cv. Nunca poderia ter sucesso contra o Mercedes W25 B de Rudolf Caracciola e gastava muito combustível e pneus. Em 12 de Maio de 1935, dois Bimotore foram inscritos no Grande Prémio de Tripoli conduzidos por Nuvolari e Chiron que acabaram em quarto e quinto. Chiron conseguiu ficar em segundo na corrida Avus 1935. Em 16 de Junho de 1935, Nuvolari conduziu um Bimotore especialmente preparado de Florença a Livorno e definiu um novo recorde de velocidade de 364 km/h e uma velocidade média de 323 km/h. Depois disso foi posto de parte em favor do Tipo C.
1936 8C 2900A
Em 1936, o modelo 8C 2900A foi introduzido, como uma versão de dois lugares do carro de corrida 8C 35, com a caixa de velocidades montada na traseira e uma suspensão completamente independente. O 8C 2900A era também um carro de corrida destinado à categoria Carro Desportivo. Foram construídos menos de uma dúzia de 8C 2900A, mas este foi seguido pelo 8C 2900B, muito semelhante ao anterior mas vendeu-se por volta de 30 exemplares como carro de estrada. Ao mesmo tempo o 3.2 Tipo B da Alfa Romeo tornava-se pouco competitivo, embora Tazio Nuvolari tenha conseguido a façanha de ganhar o Grande Prémio da Alemanha na Nürburgring ao volante de um 3.2 Tipo B contra os mais poderosos Mercedes e Auto Union.
1938 8C 2900B Mille Miglia Spider
O Alfa Romeo 8C 2900B Mille Miglia Spider (ou Roadster) de 1938 tinha um motor de 2.9 litros com 225 cv e foi usado na Mille Miglia de 1938.Na Mille Miglia de 1938, Clemente Biondetti e Carlo Pintacuda ficaram com os dois primeiros lugares. O carro de Biodetti usou um motor com 300 cv do Tipo 308 enquanto Pintacuda uso o 8C 2900B.
Em 1938, o 2900B, com 180 cv (a versão com 225 era de corrida) era considerado o carro de produção mais rápido do mundo.
A última vez que um 8C 2900B Mille Miglia Spider foi leiloado, en Agosto de 1999, custou quatro milhões e setenta e dois mil dólares americanos, tornando-se um dos dez carros mais caros alguma vez leiloado.
1938 8C 2900B Le Mans Speciale
A Alfa Corse, o departamento de corridas criado pela Alfa, depois de ter comprado as acções da Scuderia Ferrari, inscreveu um único 8C 2900B na edição de 1938 da corrida de Le Mans. O carro apresentava uma carroçaria coupé simplificada, mas inovadora e impressionante, quando os carros de corrida de Le Mans eram quase sempre abertos. O coupé aerodinâmico foi construído pela Touring. O coupé teve um desempenho particularmente bom no início, ganhando uma distância de 160 km ao carro seguinte, nas houve um problema nos pneus seguido por uma válvula partida. Esta foi a única vez que o coupé correu oficialmente. Depois da II Guerra Mundial, entrou em corridas menores sob propriedade privada. Depois, foi exposto no museu Donington a partir dos anos 60 antes de ser adicionado ao museu da Alfa Romeo, que agora corre com ele em muitos eventos.
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