Infelizmente para a Peugeot, a estratégia não funcionou. Com a descontinuação do 205, carros rivais como o Ford Fiesta e Volkswagen Polo continuaram a vender bem e até tiveram sua popularidade ampliada, e sem um rival direto, a Peugeot perdia vendas rapidamente. Um novo supermini era necessário e o 206 foi lançado em 1998 como um substituto tardio para o 205.
Apesar do nome 206 indicar uma continuação direta do 205, alguns críticos afirmam que o carro deveria ser nomeado 207, devido a aplicação da nomenclatura da "geração 6" entre o começo e o meio da década de 1990, com o 106 em 1991, o 306 em 1993 e o 406 em 1995.
Seu sucessor, o Peugeot 207, foi lançado em 2006 mas a Peugeot anunciou intenções de manter o 206 em produção até 2010. Até 2007, o 206 é o carro mais vendido de todos os tempos da Peugeot, e seu fim em 2010 vai marcar o final da "geração 6" após quase 20 anos.
Na Europa era fabricado na França e Inglaterra até o final de 2006, quando a produção foi transferida para a Eslováquia. O final da produção no Reino Unidocoincidiu com o fechamento da fabrica de Ryton que a Peugeot recebeu com a compra da operação européia da Chrysler em 1979. E no Brasil, ele conviveu cerca de 1 ano e meio juntamente com o Peugeot 207, saindo de linha no final de 2009. Sem um carro da Citroën do qual poderia aproveitar a estrutura (o Citroën Saxo compartilhava a plataforma com o 106), a Peugeot desenvolveu uma plataforma nova para o 206. om várias motorizações, é de destacar o 206 RC, com 1997cc e 177 cavalos de potência, que foi usado no Campeonato Mundial de Rali (WRC).
Em 2001 surge a versão "coupé-cabriolet" do 206, sendo dos primeiros CC, com capota rígida num carro de 2+2 lugares. Mais tarde, surge a versão do 206cc com o motor 1.6 hdi 16s com FAP (filtro de partículas), sendo também dos primeiros coupé-cabriolet a ter um motor a diesel.
O modelo posteriormente ganhou uma versâo perua, denominada 206 SW e posteriormente ganharia uma versão sedan.
O Peugeot 206 permaneceu em linha mesmo após a chegada do seu sucessor, o 207, por causa do seu sucesso de vendas e para enfrentar o Renault Logan e Sandero, carros de baixo custo da Renault. Produzido no Brasil desde 2001, na planta da PSA-PeugeotCitroen em Porto Real (RJ), o 206 alcançou grande êxito no Brasil. Inicialmente comercializado com motor 1.6, depois chegaram as versões 1.4 e 1.0 (com motor Renault). No Brasil o 206 sempre manteve a fama de carro esportivo, moderno, ágil, adequado para o dia a dia das grandes cidades. Em 2006 a Peugeot deu um passo ousado, sendo a primeira marca a abandonar o segmento dos 1.0 no país. Relançando o Peugeot 206 1.4 Flex com um preço extremamente competitivo, comparáveis a alguns modelos 1.0 da concorrência.
Aliada ao bom acabamento, a boa direção, ao bom motor e ao desenho jovial, as vendas do compacto cresceram muito no país.
Em 2005 a Peugeot lançou a versão perua do 206 no brasil, a 206 SW, em pouco tempo começou a competir com a VW Parati, ganhou versão esportiva a 206 Escapade, em Junho de 2008 foi substituida pela207 SW, está consolidou o 3º lugar no segmento para a Peugeot Em agosto de 2007 a Peugeot lança o 206 automático. Motor 1.6 automático, com o câmbio tiptronic.
Em Novembro de 2009, a Peugeot confirmou deixará de produzir o 206[1]. Entrou em seu lugar o Peugeot 207 X-Line, versão mais em conta da família, encerrando assim um ciclo de sucesso do Peugeot 206 no Brasil. Em 1999, a Peugeot Sport revelou o 206 WRC, que competiu pela primeira vez no Campeonato Mundial de Rali daquele ano. O carro logo se mostrou um sucesso e conquistou o título de pilotos com Marcus Grönholm. Em 2002, Grönholm ganhou novamente o título da WRC com um 206 WRC. Seu domínio nesse ano foi comparado ao domínio de Michael Schumacher na Fórmula 1. Além do título de pilotos em 2000 e 2002, a Peugeot venceu também o campeonato de contrutores por três anos seguidos, entre 2000 e 2002, No entanto, em 2003 o 206 WRC já começava a mostrar a sua idade e se tornou menos eficaz perante seus concorrentes, em especial o novo Citroën Xsara WRC e o Subaru Impreza WRC, foi então retirado da competição ao final do ano, para ser substituído pelo 307 WRC baseado no 307.
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