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Citroën C4


Citroën C4 ganhou o título "Carro Mundial do ano em Design 2006" concedido pelo grupo norte-americano Midway, durante o Salão Internacional do Automóvel de Nova York.
Esta distinção é oferecida ao veículo que combina qualidades de estética e inovação respeitando as limitações industriais de produção.
Nessa classificação, onde o júri de jornalistas especializados de todo o mundo tinha que escolher o melhor entre 27 veículos apresentados, o Citroën C4 superou a BMW Série 3 e a versão européia do Honda Civic/Civic Híbrido.
Este prêmio é uma recompensa ao trabalho desenvolvido pela marca ao longo dos últimos anos em termos de design. As duas versões do C4 " Coupé e Hatch " foram submetidas aos jurados. Com um design forte para duas propostas estéticas diferentes, o Citroën C4 propõe dois veículos muito distintos para uma plataforma similar.
O C4 reflete a filosofia da Citroën ao propor produtos de design inovador. A marca demonstra uma vez mais sua capacidade de criar modelos de estética diferenciada sobre uma mesma plataforma, com propostas tecnológicas e de segurança do mesmo nível. A flexibilidade da plataforma do C4 permite acolher um novo veículo 3-volumes de entre-eixos alongado como o C-Triomphe, lançado em fevereiro de 2006 na China.
O troféu de carro mundial do ano em Design 2006, agora conquistado, soma-se a numerosas distinções já conquistadas pelo Citroën C4 ao redor do mundo.
Em 2007 o Citroën Xsara foi substituido pelo C4 no Campeonato Mundial de Rali.
No Brasil o C4 era oferecido apenas na versão VTR+, nível de acabamento mais alto antes do VTS, na versão cupê.
No Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2008, foi apresentado no Brasil, o C4 quatro portas, que foi lançado em março de 2009
Recentemente, a gama C4 foi enriquecida com a introdução do monovolume C4 Picasso. De início, a Citroen introduziu o Picasso de 7 lugares e neste momento já se encontra disponível a versão de apenas 5 lugares. Esta difere da primeira essencialmente no portão traseiro que foi redesenhado. Essas mudanças reflectiram-se da seguinte forma: ópticas, vidro traseiro e o spoiler são diferentes do modelo de 7 lugares. No Brasil, é iniciada em setembro de 2007, a venda do C4 Pallas, a versão sedã produzida na Argentina, que é igual ao chinês C-Triomphe. Muito do sucesso do C4 deve-se ao elevado número de recursos tecnológicos utilizados. Por exemplo, o sistema AFIL (alerta de transposição involuntária de linha) que emite um sinal ao condutor quando este por distracção muda involuntariamente de faixa, geralmente só está disponível em automóveis de segmentos superiores. O C4 conta ainda com ESP (Electronic Stability Program) e um volante de cubo fixo que permite ao condutor aceder às várias funções do carro sem retirar as mãos do volante. Graças a este pormenor, o enchimento do saco do airbag pode ser optimizado em função do condutor. Um visor translúcido montado ao centro permite uma excelente visualização sob quaisquer condições de iluminação. Infelizmente a tão apreciada suspensão hidropneumática apenas está disponível para as versões Picasso. Em termos de estrutura e mecânica o C4 é muito similar ao Peugeot 307. É interessante olhar para este modelo e pensar que as bases foram lançadas em 1991, com o lançamento do modelo ZX, sem esquecer o seu antecessor, o Citroën Xsara. Este automóvel tinha a complicada tarefa de substituir o Citroën Xsara WRC, um automóvel que venceu várias vezes o Campeonato Mundial de Rali.
Os testes começaram em 2004 pela mão do bicampeão do Mundo Carlos Sainz e estava previsto entrar pela primeira vez em competição no final de 2005. Antes da data prevista para a estreia a Citroën abandona o projecto, ficando este provisoriamente parado.
A estreia em competição do C4 WRC ficou então marcada para o Rali de Monte Carlo em 2007. O então tricampeão do mundo, Sébastien Loeb, venceu o rali à frente do seu colega de equipa Dani Sordo, ambos ao volante do estreante C4 WRC. Computador de bordo
Sistema HI-FI
Sistema de climatização
Sistema mãos-livres
Limitador de velocidade
Ajuda ao estacionamento
Ligação automática das luzes de emergência
Airbags de cortina
Alerta de cintos de segurança
Sistema de retenção do cinto de segurança
Limpa pára-brisas automático
Limpa-vidros traseiro automático
Vidros laterais folheados
Sistema eléctrico de segurança
Comando "PLIP" de Alta-frequência
Vidros eléctricos de comando sequencial
Faróis auto-direccionais Bi-xenon
Filtro de partículas (FAP)(motores a diesel)
Alerta de transposição involuntária de linha indicadora de via (AFIL)
ABS
ESP
Sistema "Bluetooth"
Sistema de detecção de pneu vazio
Espelho retrovisor auto-ajustável A transformação do ligeiro de passageiros C4 em comercial, resulta num veículo apto para variadas tarefas de trabalho, mas com um look diferente. O C4 Enterprise reúne as características técnicas, de segurança e de conforto da versão de passageiros, com um admirável espaço para transporte de mercadorias.

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