O Puma DKW ou Puma GT DKW é um automóvel esportivo brasileiro produzido em 1967, idealizado a partir de mudanças principalmente estéticas na versão de passeio do Malzoni GT, produzido com chassis e mecânica DKW (representada no Brasil pela Vemag) e carroceria em fiberglass. Estima-se que tenham sido produzidos aproximadamente 135 exemplares.
Em sua época era denominado como Puma GT. Com a aquisição da Vemag pela Volkswagen e o fim da linha de produção de chassis e mecânica DKW, o Puma GT foi remodelado e recebeu mecânica Volkswagen, mas ainda era denominado como Puma GT. Com o tempo, o Puma GT com mecânica DKW passou a ser conhecido apenas como Puma DKW, enquanto seu sucessor recebia a alcunha de "Puma GT P2", de "projeto 2". Em 1964 estréia o Malzoni GT nas pistas de corrida.
Em 1966 é idealizado o Puma DKW, a partir de melhorias estéticas no Malzoni GT.
Em 1967 são produzidos 135 exemplares.
ciclo de dois tempos, três cilindros em linha com 74mm de diâmetro e 76mm de curso, volume de 981 cm³ (1000cc), taxa de compressão de 8:1, potência de 60CV SAE a 4500rpm, torque de 9 kg.m a 2500rpm, com carburador Brosol 40 CIB descendente, sistema Lubrimat para lubrificação automática(com uma polia dupla aclopada ao alternador).
Umas das características desse motor, é possuir 7 peças móveis, sendo elas 3 pistões, 3 bielas e 1 virabrequim e não utilizar bomba d'água(é utilizado sifão).
Câmbio com quatro marchas à frente, sincronizadas, e uma à ré, com comando no assoalho, com embreagem de um único disco seco. As relações de redução são 3,82; 2,22; 1,31 e 0,91 para 1. O diferencial tem proporção de 4,38 para 1. A roda livre é idêntica a dos veículos da Vemag, mas é permanente, por se tratar de veículo esportivo. Chassis idêntico ao dos veículos da Vemag, sendo entretanto encurtado para proporcionar menor distância entre eixos, com suspensão por molas transversais semi elípticas com separadores de polietileno e amortecedores.
Direção por pinhão e cremalheira, com relação de 19,2 para 1.
Freios a tambor, com freios dianteiros a disco opcionais. A área de frenagem ativa nos freios de serviço é de 715 cm². Rodas de 5,5 polegadas e pneus Pirelli 560x15 Spalla. Entre eixos, 2,22m;
bitola dianteira, 1,29m; bitola traseira, 1,35m;
altura livre do solo, 17 cm;
peso em condições de marcha, 800 kg;
comprimento total, 3,85m; largura máxima, 1,6m; altura, 1,2m. Velocidade máxima estimada em 145 km/h;
velocidade máxima obtida no teste pela Revista Quatro Rodas: 142,86 km/h;
aceleração de 0 a 100 km/h estimada em aproximadamente 19s;
consumo de combustível à velocidade média de 100 km/h: 7 km/l.
Nenhum comentário:
Postar um comentário