O FIAT 130 foi lançado em com grande pompa no Salão de Genebra de 1969 na versão berlina (FIAT 130 A), com motor V6 2866cc de 140 cv. Uma berlina sóbria, clássica e mas muito elegante, que a FIAT pretendia fazer rivalizar com as referências da época (Jaguar XJ, BMW 3.0 S, Mercedes-Benz 280 SE, entre outros). Muito bem aceita pela crítica, era essencialmente referido o seu motor um pouco aquém dos seus concorrentes, pelo que poucos meses depois foi lançada uma versão com 160 cv. Em 1971, a FIAT aposta ainda mais alto com a versão Coupé (FIAT 130 BC), lançada conjuntamente com uma muito revista versão da berlina (FIAT 130 B), ambas com motor V6 de 3235 cc. Esta versão Coupé, caracterizava por ter uma linha de cintura muito vincada, brilhantemente desenhada por Pininfarina que considerou o 130 Coupé uma das suas principais obras-primas. Um exemplar deste modelo encontra-se exposto no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Como principais concorrentes o FIAT 130 Coupé tinha o BMW 3.0 CS, o Jensen SP e o Mercedes-Benz 350 SLC, entre outros. A todos os 130 era reconhecido um bom comportamento dinâmico, muito espaço para ocupantes e bagagens, conforto de suspensões, prazer de codução (o som do motor era particularmente referido como sublime), com excelente visibilidade, instrumentos de bordo e acabamentos de referência. Pelo contrário, o consumo em cidade era muito elevado e em performances não estava ao nível dos seus melhores rivais, embora não desiludisse. No entanto, nunca teve grande sucesso comercial por ser particularmente elevado o seu preço e a rede FIAT não estar verdadeiramente vocacionada para este segmento de mercado. Produziram-se, de 1969 a 1977, 15100 berlinas e 4491 coupés. Hoje em dia, o FIAT 130 representa ainda um nicho de mercado nos automóveis clássicos, sendo muito pouco conhecido pelo público em geral e apenas mantido por alguns entusiastas do modelo e da marca. Foram também feitas versões especiais: um Coupé de 4 portas (Ópera), uma carrinha "shooting brake" (Maremma) e algumas carrinhas comuns.
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