O Ford EcoSport é um mini utilitário esportivo desenhado no Brasil que utiliza a mesma plataforma do Ford Fusion europeu. Essa plataforma (Ford B3) deu origem a três veículos: O Ford Fusion europeu, o Ford EcoSport e o Ford Fiesta.
Apesar de ser um crossover o EcoSport foi desenvolvido para ocupar a posição de um carro familiar na linha Ford, portanto substituindo a Ford Escort SW.
O modelo apresenta boas vendas no Brasil e na Argentina graças à aparência aventureira e ao preço abaixo dos demais utilitários esportivos. Apesar da aparência, o modelo possui tração dianteira (uma versão possui tração integral "4x4").
Em 2007 a Ford lançou a versão com câmbio automático. Também em 2007, a Ford reestilizou o design do carro, modificando a frente, com novos pára-choques e faróis maiores que o da antiga versão. Na traseira, as únicas mudanças foram as lanternas traseiras e o para-choque, que passaram a ter um desenho mais esportivo e atraente. O acabamento melhorou muito, acompanhando o do novo Ford Fiesta.
O Modelo 2009 vem com o chamado "My Connection" que é um sistema de som que possibilita a conexão de celular, Mp3, USB, iPod e etc. Com muita facilidade.
Os principais concorrentes são: o Volkswagen CrossFox o Fiat Palio Adventure Locker. Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha;
Comprimento: 4228mm;Largura: 1734mm (sem espelhos), 1980mm (com espelhos);
Altura: 1622mm (sem bagageiro de teto), 1679mm (com bagageiro de teto);
Distância livre do solo: 200mm;
Distância entre eixos: 2490mm;
Peso em ordem de marcha: entre 1167 e 1387Kg;
Carga máxima: 450Kg;
Tração: Dianteira ou Integral (Modelo 4WD).
Ford EcoSport 1.0L Supercharger XL
Motor: Zetec-Rocam 1.0L SOHC Supercharger (fora de linha), a gasolina, 8 válvulas, injeção eletrônica;
Cilindrada (cm3): 999;
Diâmetro x curso (mm): 68,68 x 67,40;
Taxa de compressão: 8,2:1;
Módulo de controle eletrônico: Black Oak;
Potência (cv): 95 @ 6.000 rpm;
Torque (mkgf): 12,6 @ 4.250 rpm;
Velocidade máxima (km/h): 157;
Aceleração (0 a 100 km/h): 14,8;
Retomada de velocidade em 4a marcha, 50 a 100 km/h (s): 18,5.
Cilindrada (cm3): 999;
Diâmetro x curso (mm): 68,68 x 67,40;
Taxa de compressão: 8,2:1;
Módulo de controle eletrônico: Black Oak;
Potência (cv): 95 @ 6.000 rpm;
Torque (mkgf): 12,6 @ 4.250 rpm;
Velocidade máxima (km/h): 157;
Aceleração (0 a 100 km/h): 14,8;
Retomada de velocidade em 4a marcha, 50 a 100 km/h (s): 18,5.
Ford Ecosport 1.4l Turbo (XL Plus e XLS)
Motor: Duratorq Turbo Common Rail (Fornecido pelo Grupo PSA), a diesel, 8 válvulas;
Potência (cv): 68 (50KW);
Torque (mkgf): 16,0 (4000 rpm);
Velocidade máxima (km/h): 140;
Aceleração (0 a 100 km/h-s): 18,3; NOTA: mesmo sendo fabricado no Brasil, não é vendido no mercado doméstico com este motor, em função de leis que proíbem o uso de óleo diesel em veículos 4x2 com capacidade de carga inferior a 1.000 kg ou 4x4 que não contem com caixa de redução. Ford EcoSport 1.6L Flex (XL, XLS ou FreeStyle) Motor: Zetec-Rocam 1.6L SOHC Flex naturalmente aspirado, a gasolina ou álcool, 8 válvulas, injeção eletrônica; Cilindrada (cm3): 1.598; Diâmetro x curso (mm): 82,07 x 75,50; Taxa de compressão: 12,3:1; Módulo de controle eletrônico: Black Oak; Potência (cv) 105 @ 5.500 rpm - gasolina / 111 @ 5.500 rpm - álcool; Torque (mkgf): 14,8 @ 4.250 rpm - gasolina / 15,8 @ 4.250 rpm - álcool; Velocidade máxima (km/h): 167; Aceleração (0 a 100 km/h): 13,6 (gás) e 13,1 (alc); Retomada de velocidade em 4a marcha, 50 a 100 km/h (s): 16,5 (gás) e 15,6 (alc).
Ford EcoSport 2.0L Flex 16V (FreeStyle, XLT, XLT Automático ou XLT 4WD) Motor: Duratec 2.0L Flex 16V, a gasolina ou álcool, 16 válvulas, injeção eletrônica; Cilindrada (cm3): 1.999; Diâmetro x curso (mm): 87,50 x 83,10; Taxa de compressão: 10,1:1; Módulo de controle eletrônico: Black Oak; Potência (cv): 141 (6.000 rpm)Gas / 145 (6.000 rpm)Alc; Torque (mkgf): 19,0 (4.250 rpm)Gas / 19,5 Alc; Velocidade máxima (km/h): 180 (limitada eletronicamente); Aceleração (0 a 100 km/h-s): 10,3; Retomada de velocidade em 4a marcha, 50 a 100 km/h (s): 13,7.
Potência (cv): 68 (50KW);
Torque (mkgf): 16,0 (4000 rpm);
Velocidade máxima (km/h): 140;
Aceleração (0 a 100 km/h-s): 18,3; NOTA: mesmo sendo fabricado no Brasil, não é vendido no mercado doméstico com este motor, em função de leis que proíbem o uso de óleo diesel em veículos 4x2 com capacidade de carga inferior a 1.000 kg ou 4x4 que não contem com caixa de redução. Ford EcoSport 1.6L Flex (XL, XLS ou FreeStyle) Motor: Zetec-Rocam 1.6L SOHC Flex naturalmente aspirado, a gasolina ou álcool, 8 válvulas, injeção eletrônica; Cilindrada (cm3): 1.598; Diâmetro x curso (mm): 82,07 x 75,50; Taxa de compressão: 12,3:1; Módulo de controle eletrônico: Black Oak; Potência (cv) 105 @ 5.500 rpm - gasolina / 111 @ 5.500 rpm - álcool; Torque (mkgf): 14,8 @ 4.250 rpm - gasolina / 15,8 @ 4.250 rpm - álcool; Velocidade máxima (km/h): 167; Aceleração (0 a 100 km/h): 13,6 (gás) e 13,1 (alc); Retomada de velocidade em 4a marcha, 50 a 100 km/h (s): 16,5 (gás) e 15,6 (alc).
Ford EcoSport 2.0L Flex 16V (FreeStyle, XLT, XLT Automático ou XLT 4WD) Motor: Duratec 2.0L Flex 16V, a gasolina ou álcool, 16 válvulas, injeção eletrônica; Cilindrada (cm3): 1.999; Diâmetro x curso (mm): 87,50 x 83,10; Taxa de compressão: 10,1:1; Módulo de controle eletrônico: Black Oak; Potência (cv): 141 (6.000 rpm)Gas / 145 (6.000 rpm)Alc; Torque (mkgf): 19,0 (4.250 rpm)Gas / 19,5 Alc; Velocidade máxima (km/h): 180 (limitada eletronicamente); Aceleração (0 a 100 km/h-s): 10,3; Retomada de velocidade em 4a marcha, 50 a 100 km/h (s): 13,7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário