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Gurgel SuperCross

Gurgel SuperCross foi um protótipo realizado pela Gurgel em 1994. Era uma espécie de perua do Gurgel Supermini. De um design robusto, agressivo e elegante, poderia ter sido um sucesso se a Gurgel não tivesse desistido do projeto porque a fábrica estava em dívidas, vindo à falência em dezembro de 1994
  • Gurgel Enertron, a gasolina, 4 tempos, 2 cilindros horizontais opostos.
  • Bloco em liga leve de alumínio-silício.
  • Cilindrada: 792 cm3
  • Diâmetro do cilindro x curso do pistão (mm): 85,5 x 69,0.
  • Taxa de compressão: 8,7:1
  • Potência máxima (ABNT-NBR-5484): 36cv a 5.500 rpm.
  • Torque máximo (ABNT-NBR-5484): 6,6 mkgf a 2.500 rpm.
  • Refrigeração: a água com ventilador elétrico acionado por interruptor termostátíco.
  • Eixo comando de válvula na carcaça acionado por corrente.
  • Carburador de corpo simples e aspiração descendente.
  • Ignição: controlada por micro-processador eletrônico que elimina o distribuidor (duas faíscas por ciclo para reduzir a poluição). 
    • Tração traseira por eixo cardã e diferencial.
    • Embreagem tipo monodisco a seco.
    • Caixa de mudanças: quatro marchas sincronizadas para frente e uma à ré, com alavanca no assoalho.
    • Relação de transmissão: 1ª) 3,650:1; 2ª) 2,140:1; 3ª) 1,370:1; 4ª) 1,000:1; ré) 3,660:1.
    • Relação do diferencial: 4,100:1
    • Opcional: caixa de mudanças "Dual Track" com engate das reduzidas sincronizadas.  Estrutura espacial em aço com perfil tubular e painéis modulares em plástico de engenharia. A parte frontal do chassi é provida de um sistema de segurança (fusível), que se deforma no caso de uma eventual colisão, amortecendo o impacto. 
      • Dianteira: independente com molas helicoidais e amortecedores telescópicos de dupla ação, geometricamente progressiva.
      • Traseira: Sistema "Leaf Coil" - conjuga a ação das lâminas paralelas à ação das molas helicoidais e amortecedores.
      As lâminas paralelas de aço além de absorverem o torque do diferencial trabalham também como um sistema estabilizador (Patente Gurgel). Mecânica tipo pinhão e cremalheira.
      • Diâmetro mínimo de curva
      • 8,8 m 
        • De serviço: hidráulico, dianteiro a disco e traseiro a tambor.
        • De estacionamento: mecânico, com ação sobre as rodas traseiras. 
          • Aro estampado em aço
          • 4,5J x 13
          • Pneus Pirelli cinturado MS 35
          • 175 SR 13-860 
            • Bateria
            • 12V e 45Ah
            • Alternador
            • 12V, 32A 
              • Reservatório de combustível (Polietileno)
              • 40,0 l
              • Cárter do Motor
              • 2,5 l
              • Câmbio
              • 1,1 l
              • Diferencial
              • 0,8 l
              • Sistema de arrefecimento
              • 3,4 l 
                • Comprimento
                • 3.195 mm
                • Largura
                • 1.520 mm
                • Altura
                • 1.500 mm
                • Distância entre eixos
                • 2.000 mm
                • Bitola traseira
                • 1.285 mm
                • Bitola dianteira
                • 1.285 mm
                • Altura livre do solo
                • 175 mm 
                  • Peso em ordem de marcha
                  • 738 kg
                  • Carga útil (4 ocupantes e bagagens)
                  • 350 kg

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