- Denominação: Gurgel Enertron
- Tipo de construção: Combustão interna, dois cilindros, montado na dianteira do veículo
- Disposição dos cilindros: opostos horizontalmente
- Diâmetro: 85,5 mm
- Curso do pistão: 69 mm
- Cilindrada: 792 cm³
- Taxa de compressão: 8,7:1
- Válvulas: no cabeçote
- Folga das válvulas: 0,15 mm admissão e 0,15 mm escapamento (regulagem a quente)
- Potência máxima: 26,5kW (36 CV) a 5500 rpm (ABNT NBR-5484)
- Torque máximo: 66 Nm (6,6 kgf) a 2500 rpm (ABNT NBR-5484)
- Lubrificação: sob pressão, com bomba toroidal
- Alimentação: por bomba de gasolina mecânica
- Carburador: de corpo simples e aspiração descendente
- Filtro de ar: seco, com elemento filtrante de papel
- Arrefecimento: a água com circulação forçada por bomba d'água integrada ao comando de válvulas. Radiador com depósito de compensação, ventilador elétrico, acionado por interruptor termostático
- Ignição: controlada por micro-processador eletrônico que elimina o distribuidor
- Ângulo de avanço inicial: 16º AMPS
- Velas: rosca (M 14 x 1,25 mm) - tipo: NGK BPR 5 EY / Bosch WR 8 AC
- Afastamento dos eletrodos: 0,6 a 0,8 mm
- Combustível: Gasolina tipo C
Embreagem
- Tipo: monodisco a seco, acionamento mecânico
- Folga do pedal: 10 a 20 mm
Carroceria
Estrutura espacial em aço com perfil tubular misto (quadrado e cilíndrico). Os tubos transversais que formam o lado inferior da carroceria são na verdade tubos de torque que, em caso de colisão lateral, se deformam amortecendo o impacto. A carroceria é formada também por painéis modulares em plástico de engenharia, um tipo de material que já era conhecido no meio automobilístico com matéria-prima na confecção de algumas peças, mas que foi reconhecido como material muito versátil devido a Gurgel, que utilizava largamente o material em seus veículos. O percentua
l de utilização da fibra de vidro no Supermini era de cerca de 65%, como exemplo além da carroceria, o painel interior, as forrações de acabamento das portas, e até mesmo algumas peças do motor são feitas de fibra de vidr
o. A parte frontal do chassi é provida de um sistema de segurança que utiliza barras de aço de torque que se deformam no caso de uma eventual colisão, amortecendo o impacto.
Suspensão dianteira
- Independente, com molas helicoidais e amortecedores telescópicos de dupla ação, geometricamente progressiva.
Suspensão traseira
- Sistema "Leaf Coil" - conjuga a ação das lâminas paralelas à ação das molas helicoidais e amortecedores. As lâminas paralelas de aço, além de absorverem o torque do diferencial, trabalham também como um sistema estabilizador (Patente Gurgel).
Rodas
- Aro estampado em aço - 4,5 J x 13
- Pneus radiais- 145 R x 13
Freios
- De serviço: hidráulico, circuito duplo com ação nas quatro rodas
- Dianteiros: a disco
- Traseiros: a tambor
- De estacionamento: mecânico, c om ação sobre as rodas traseiras
Sistema elétrico
- Bateria: 12V, 45Ah
- Alternador: 12V, 32A
Peso
- 645 Kg
- Carga útil (4 ocupantes e bagagens): 350 Kg
- Peso total admissível: 995 Kg
Abastecimento
- Reservatório de combustível: 40 litros
- Cárter do motor (com filtro): 2,5 litros
- Caixa de mudanças: 1,1 litros
- Diferencial: 0,8 litros
- Radiador (sistema de arrefecimento): 3,4 litros
- Fluido de freio: 0,34 litros
Dimensões
- Comprimento: 3,195 m
- Largura: 1,50 m
- Altura: 1,468 m
- Distância entre eixos: 2,00 m
- Bitola dianteira: 1,285 m
- Bitola traseira: 1,285 m
- Altura livre do solo: 15 cm
Desempenho
- Velocidade máxima: 120 km/h
- Aceleração (0-100km/h): 34,63 segundos
Qual é o seu sexo?
Qual é a sua Faixa Etária de idade?
Gurgel Supermini
O Gurgel BR-Supermini é a “evolução” do Gurgel BR-800, ele foi a resposta da Gurgel aos novos 1.0 da concorrência. Seguindo a mesma proposta de seu antecessor, é um carro exclusivamente urbano compacto e econômico, as maiores diferenças estão no desenho mais moderno, acabamento e potência. Diferentemente do BR-800 o Supermini não é 100% brasileiro, o câmbio é argentino. Em relação ao seu desenho, ele ganhou algumas “curvas” que fizeram sua aparência melhorar, agora com um acabamento de melhor qualidade como o painel mais bem desenhado, bancos altos e melhores, interior todo acarpetado e o entreeixos 10 cm maior. A versão SL (a mais comum) contava com equipamentos como conta-giros, relógio analógico, toca-fitas com antena no teto, brake-light, repetidores de pisca no teto, banco traseiro bi-partido e outros, enquanto seus concorrentes na faixa dos 1.0 sequer ofereciam retrovisor do lado direito ou encostos de cabeça. Em relação à parte mecânica o motor continua praticamente o mesmo (Gurgel enertron), só que evoluções mecânicas fizeram o consumo diminuir e a potência aumentar para 36CV, mantendo a tração traseira mas utilizando um novo câmbio. Porém, mesmo com todos estes avanços técnicos, a concorrência possuia um veículo mais potente, espaçoso, e confortável(mesmo com ausência de itens de requinte como os do Supermini). Não obteve o sucesso esperado, gerando grande queda nas vendas. Sua carroceria era em plástico de engenharia, a parte frontal de seu chassi tem um sistema chamado de fusível, em caso de colisão ela se deforma para absorver o impacto. O Supermini se manteve em fabricação até o fim de 1994, chegando a ser vendidas algumas unidades em 1995 com denominação ano/modelo 1995/1995, após isso a Gurgel Motores S/A acabou por falir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Você é o visitante:
Datas de Aniversário dos Admininistradores
Chevelle.leo: 09/07 - 1998
MCMXLVIII: 20/06 - 1998
Aniversário do blog: 14/08 - 2010
MCMXLVIII: 20/06 - 1998
Aniversário do blog: 14/08 - 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário