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Mitsubishi Pajero


Mitsubishi Pajero, também é conhecido como Montero em Espanha e na América do Norte e Shogun no Reino Unido.
Pajero é o TT topo de gama da Mitsubishi, abaixo dele existem outros Pajero’s como o Pajero SportPajero PininPajero mini e Pajero Júnior.
E é actualmente o melhor TT de competição já com 12 vitórias no Dakar nas quais 7 são consecutivas. A palavra Pajero, têm vários significados nos países latinos americanos, sua expressão comercial vêm de Paja, a definição mais certa é a Argentina:
  • Nos anos 40, na Argentina, criaram veículos que circulavam ou eram usados no campo sobre as pajas ou pasto seco. Então popularmente tiveram a idéia de dar o nome de rastrojero, que é o mesmo que rastrojo, sinónimo de paja (andar sobre pasto seco). Assim a Mitsubishi, resolveu adoptar esse nome, pois na verdade significa andar em qualquer terreno. Já que o significado da expressão andar sobre palha é o mesmo que andar em terrenos irregulares e/ou macio , que provoca muita derrapagem.
Daí a razão de usarem o sistema 4x4 para reforçar ainda mais a estabilidade do veículo em determinados tipos de terrenos. Em grande parte dos paises hispânicos pajero é o sujeito que tem ou faz pajas (castelhano para palhas ou masturbar-se). Pode ter também outros significados nos seguintes paises:
  • Colômbia - Paja significa mentira;
  • Chile - Significa tanto masturbação como sémen;
    • Pajero pode também ser tonto e preguiçoso - ocorre devido um mito espanhol, totalmente anti-científico, de que a masturbação causa debilidade mental e cansaço crónico.
  • Peru - masturbação feminina. A primeira geração foi mostrada em Tokyo, em Outubro de 1981 e foi lançado em 1982. No inicio só existia o Pajero de três portas com várias motorizações, tinham um motor de 2000 litros, um 2300 litros a diesel e um turbo diesel também 2300 litros.
    Um ano após o seu lançamento em 1983 o Pajero estreou-se no desporto motorizado
    Em Fevereiro de 1983 a Mitsubishi lança a versa longa, de 5 portas. Este modelo longo aumento para sete lugares, com uma terceira fila, que podiam ser dobrados para os lados, ou também podiam ser combinados com os bancos da segunda fila para se poder fazer uma cama
    Um novo modelo foi introduzindo em 1987 pintado a dois tons, jantes de 15 polegadas e bancos em couro genuíno.
    Finalmente em 1988 recebe um motor DOHC V6 de 3000 litros e foi feito em conjunto com um outro motor turbo diesel de 2500 litros com o primeiro Intercooler 4X4.
    O modelo longo começou a utilizar uma suspensão traseira de mola em lâmina, que dessa forma tem um sistema de suspensão ligado á bobina para um conforto no passeio e fora de estrada.
    A primeira geração foi introduzida em 7 de Maio de 1982 a terminou a sua reprodução em 1991.
    Foi Construído mais tarde sob a licença da Hyundai Precision Products, como Hyundai Galloper entre 1991 e 2003, e exportado para a Europa por um tempo breve. Usando a base da primeira geração do Pajero e a segunda geração já era o segunda geração do Pajero mas como o logo da Galloper. A Mitsubishi vendeu cerca de 3000 Pajero’s em 1989 e em 1990. Entretanto chegava o momento de desenhar uma nova carroçaria. Chega com um corpo novo e esta disponível agora com quatro versões diferentes, o simples, o Canvas Top, o longo e o longo com o tejadilho semi-elevado.
    Os Motores eram um 3000 litros SOHC de injecção electrónica ECI-Multi e um 2500 litros Turbo Intercooler.
    Na segunda geração foi introduzindo o Super Select 4WD (SS4) e ABS
    Em Julho de 1993 foi introduzidos duas novas motorizações um 3500 V6 DOHC e um 2800 litros Turbo Intercooler e também uma transmissão nova.
    A evolução do Pajero foi introduzida em Outubro de 1997, que foi desenvolvido em resposta ás exigências para a Classe T3 do Rally Paris-Dakar.
    Em 1998 o Pajero teve uma remodelação, ficando agora com a carroçaria mais larga e entre outras alterações.  
    A terceira geração Pajero bateu o mercado doméstico japonês em 1999. O Pajero foi completamente redesenhado, mais baixo e mais largo. Os motor que o equipava era um 2.5 e um 3.2DI-D ambos a Diesel e contou também com o famoso 3.5V6 a gasolina Em 2003 sofreu restyling, tendo já a nova grelha da Mitsubishi, as motorizações, mantêm á mesma o 3.2DI-D e o motor a gasolina sobe para um 4.0 V8. Este modelo foi vencedor no Dakar pelas mãos de Jutta Kleinschmidt em 2001, a primeira mulher a vencer o Dakar em Carros, e em 2002 nas mãos de Hiroshi Masuoka. De 2003 a 2006 foi substituído pela sua versão Evolution, e é considerado como o melhor TT de competição a nível Mundial. A quarta geração foi mostrada no salão de Paris em 30 de Setembro de 2006. Tendo a carroçaria que o de 2001, mas desta vez foi todo remodelado. O interior também foi todo Os motores foram promovidos com os 3.2 DI-D e o 3.8 V6 que ganham o sincronismo variável da válvula de MIVEC. Ambos os motores encontram-se com padrões do EuroIV. O 3.0 V6 são exclusivos para o mercado japonês.

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