Nissan Motor Company, Limited é uma empresa japonesa fabricante de automóveis.
Após assumir a importação e comercialização de seus produtos no país em 1998, a Nissan escolheu o Brasil como base estratégica para se estruturar no Mercosul. Essa definição foi reforçada em 1999 após a Aliança com a Renault, que passou a dar suporte local para que a Nissan consolidasse sua estratégia de expansão neste mercado. Em dezembro de 2001 a Nissan inaugurou, em conjunto com a Renault, a primeira fábrica da Aliança no mundo, situada no Complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais – PR. Nesta planta iniciou a produção das versões cabine dupla e simples da picape Frontier e do utilitário esportivo Xterra.
No processo de implantação de sua rede de concessionárias no país, a Nissan, em parceria com a Renault, saiu dos 17 pontos de vendas em 1998 para uma cobertura em todo o território nacional com 64 pontos de venda em dezembro de 2004.
Com estas ações, a Nissan fechou o ano de 2001 com 1.554 unidades comercializadas. Em 2002, as vendas cresceram 231,8%, graças principalmente ao lançamento do primeiro veículo nacional, a picape Frontier, alcançando a marca de 4.412 unidades. Em 2003 a empresa colocou no mercado mais dois produtos: a versão cabine simples da Frontier e o utilitário esportivo Xterra, e ampliou sua participação de mercado com crescimento das vendas de 71% em relação a 2002. Em 2004, o volume de veículos Nissan vendidos no país em relação ao ano de 2003 cresceu 5,2%.
A Nissan conta com a produção local para possibilitar o seu crescimento lucrativo nos anos vindouros. Atualmente, a empresa faz estudos para a introdução de outros novos produtos no mercado. A linha de produtos oferecidos aos clientes pela Nissan no Brasil é constituída hoje pelos modelos fabricados no Brasil (as versões cabine dupla e simples da picape Frontier e o utilitário esportivo Xterra), e pelos importados sedã Sentra, cupê esportivo 350Z e os utilitários esportivos Pathfinder e X-TRAIL. Atualmente, o consórcio Renault-Nissan vem colaborando com o Project Better Place para a produção de redes de veículos totalmente elétricos e milhares de estações de recarregamento em Dinamarca, Portugal, Israel, Silicon Valley (na Califórnia) e em outros países e regiões. Já em 2011 oferecerá a parceria de Renault-Nissan e Better Place a infraestrutura e os automóveis. Em 13 de maio de 2008 a Nissan anunciou seu plano estratégico para o período de 2008 a 2012, chamado Nissan GT 2012. "G" significa crescimento (growth) e "T", confiança (trust). Suas três principais metas são liderança em qualidade, liderança em modelos de emissão zero e crescimento médio de 5% nas receitas a cada ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário