Lotus Carlton foi um carro concebido pela Lotus e que usa a plataforma do Omega da Opel/Vauxhall. Produzido na Inglaterra de 1990 até 1992, também foi vendido na Europa, com a designação Opel Lotus Omega.
Como qualquer outro veículo da Lotus, este carro tem como código o Type 104. As diferenças no exterior foram poucas em relação ao sedan normal: Spoiler, entradas de ar no capô, logótipos da Lotus na lateral do carro, velocímetro com escala até 300kmh, pormenores esses que tornaram este carro num sedan mais agressivo.
Em termos de mecânica, o motor do Lotus Carlton é derivado do bloco de três litros usado nos Omega GSi com alterações por parte da Lotus, passando este a ter 3615cc de cilindrada. Foram também adicionados dois turbos Garrett T25, debitando assim 377 cavalos e mais de 568Nm de binário. A caixa manual de seis velocidades é derivada do Chevrolet Corvette ZR-1.
Em performance, fazia de 0 a 100km/h em 5,2 segundos e 280km/h de velocidade máxima. Foi considerado na altura um dos sedans mais velozes de sempre.
O carro foi vendido com uma cor: A Imperial Green, que é um verde mais escuro, próximo do preto.
A General motors estava à espera de produzir 1100 unidades, mas durante a sua data de produção só foram produzidos 950 unidades, dos quais 320 eram Vauxhall e os restantes 630 eram Opel.
Desde de fim de 1980 que os carros alemães desportivos, como por exemplo os BMW's e os Mercedes tinham a velocidade limitada electronicamente para 250Km/h, sendo que na altura que o Opel Lotus Omega apareceu ouve uma grande controversia visto que era um carro sem limitador de velocidade e sem controlo de tração, e embora a fabrica afirma-se que a sua velocidade maxima era de 280Km/h este chegava aos 300Km/h.
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