O Rekord é um carro de porte grande produzido pela Opel, uma subsidiária da General Motors na Alemanha.
O Opel Olympia Rekord foi lançado em 1953 em sucessão ao Opel Olympia, um carro datado de 1935, ainda antes da Segunda Guerra Mundial.
Esta geração durou até 1957, após 580.000 veículos vendidos.
A segunda geração do Rekord, chamada Opel Rekord P 1, possuía uma carroceria maior e um desenho mais moderno, mantendo-se em produção até 1960. Em seguida, o Opel Rekord P 2, crescia novamente em tamanho, mudando completamente o desenho da carroceria. Eram disponíveis várias versões, desde modelos básicos, completos e utilitários. Dentre elas: sedã 2-portas e 4-portas, station wagon 3-portas, pick-up, conversível e cupê. Em 1963, a Opel relançava o veículo, agora com o nome de Opel Rekord A, com um novo chassi e novamente outro visual. Este também foi o primeiro Rekord com motor 6-cilindros em linha, um 2,6 litros de 100 hp. O Opel Rekord B de 1965 passou apenas por uma leve reestilização do modelo, porém ganhava novos motores 4-cilindros com comando de válvulas no cabeçote. O motor 2.6 de 6-cilindros manteve-se igual. O Rekord mais conhecido de todos, o Opel Rekord C, foi lançado em 1966 e provou ser um dos melhores carros de sua época: muito confiável, confortável e seu desenho era muito elegante. Seu estilo seguia o padrão 'garrafa de Coca-Cola', comum dos carros daquela época.
A linha era composta de sedã, 'station-wagon' e cupê. Todas vinham com opção 2-portas e 4-portas. Foi um sucesso de vendas na Europa, atingindo a marca de 1.276.681 unidades do Rekord C fabricadas até1971.
A Opel também lançou uma versão mais luxuosa do Rekord, chamanda Commodore, oferecendo somente nesta versão o motor 2,6 L de 6 cilindros. No ano de 1971 a Opel já testava o protótipo do Opel Rekord D. Foram lançadas versões sedãs 4-portas de médio e de grande porte, além da versão cupê 2-portas. O Comodore B também acompanhava a mudança de estilo. Mais de 1 milhão de Rekords D foram vendidos até 1977. O modelo Rekord E pode ser dividido em duas etapas: E1 (1977 a 1982) e E2 (1982 a 1986). Mais de 1,4 milhões de unidades foram fabricados neste período.
O Rekord E foi a base para o desenvolvimento do Holden VB Commodore, na Austrália em 1978. Uma versão do Rekord também foi fabricada pela Daewoo na Coréia do Sul.
O modelo também foi vendido na África do Sul com a marca Chevrolet até 1982 e como Opel até o início dos anos 90. Ao longo de 33 anos foram produzidas nove diferentes gerações deste modelo, totalizando aproximadamente 6,5 milhões de unidades.
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