O nascimento do Vitara foi ocasionado por uma curiosa situação relacionada ao Suzuki Samurai, outro produto da Suzuki. O pequeno jipe, comercializado nos EUA, passou a ter alta incidência de capotagens. A NHTSA, órgão regulador da segurança de trânsito dos EUA, determinou que o veículo era inseguro e que para seguir em comercialização, deveria ser mais largo, mais longo e mais pesado. Isso forçou a Suzuki a criar um novo veículo, o Vitara.
Introduzido no Brasil em Setembro de 1991 o Vitara teve muitos concorrentes, tais eles como Daihatsu Feroza,Daihatsu Terios 1.3 e Lada Niva. O Vitara, produzido no Japão, foi oferecido no Brasil em versões 3 e 5 portas, sendo a 3 portas disponível nas versões teto de aço e teto canvas. A versão 5 portas disponível apenas com teto de aço. O motor 1.6 8 válvulas inicialmente era carburado e desenvolvia 74 cv; a partir da versão 1993 veio com injeção eletrônica. Com 8 válvulas passou a desenvolver 80 cv. Na versão 5 portas, o motor 1.6 de 16V desenvolvia 96 cv. Houve também unidades vendidas com o nome Sidekick, essas provenientes do mercado norte-americano. Esses tinham algumas particularidades relacionadas às normas americanas. A versão 5 portas existiu até o ano 93, sendo que em 1994 passou a ser disponível apenas como nome Vitara . Há exemplares raros de Sidekick com 3 portas, teto de aço, com motor 1.6 8V, do ano 1993. Houve uma série limitada de Sidekick ano de 1995 com teto canvas, 3 portas e motor 1.6 16V. Possuía acabamento mais simples que o Vitara Canvas 1.6 8V. Diferenciava-se externamente por luzes vermelhas nas laterais traseiras, faróis dianteiros separados das luzes direcionais (essas de cor laranja) e câmbio com 5a marcha mais longa. Em todas as versões foi oferecido com câmbio manual 5 marchas, ou automático de 3 (1.6 8V) ou de 4 (1.6 16V) marchas. Possuia tração traseira com opção 4x4 (4x4H) ou reduzida (4x4L). Em torno de 1997 passou a ser oferecida a versão 5 portas com motor V6 2.5 opcional. Foi vendido no país até 1998 até que foi substituido pelo Gran Vitara. O Gran Vitara seguiu no mercado brasileiro até 2003, comercializado na Rede Suzuki na versão de 2 e 4 portas, a gasolina e a diesel (essa apenas 4 portas). O mesmo modelo veio a ser comercializado pela General Motors, a partir do ano 2001, denominado como Chevrolet Tracker, este último somente oferecido na versão a diesel. Em Meados de 2003 a Suzuki Sai do Brasil por problemas da alta do Dóllar e etc. As poucas vendas também cointribuiram, em março de 2003 a Suzuki acabou com a comercialização de veículos no Brasil.
Atualmente ainda é possivel de ver varios Suzukis, tais como Ignis e Jimny. Em 2007 a General Motors retomou a comercialização do Tracker. Importado da Argentina, para não trazer problemas para a marca o volante não possuí logotipo. O Tracker 2007 possuí o antigo motor do Grand Vitara 2.0 16v, mas só na versão 4 portas. A diferença entre o Gran Vitara seriam:
- Lanterna traseira estilo Altezza;
- Logotipo da GM no cofre e na frente do carro
Hoje a Suzuki retorna ao Brasil trazendo o novo Gran Vitara, com um propulsor 2.0 16v com 140cv e com preços de 89.000 a 100.000 reais
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