O Jetta é um sedan médio da Volkswagen produzido desde 1979. Criado para ocupar classe de Sedan médio, o Jetta tem sido comercializado há mais de cinco gerações com diversos nomes Atlantic, Bora, Jetta City, Fox, GLI, Jetta, Sagitar, e Vento.
No Brasil, o Jetta IV com face-lift teve o nome de VW Bora, hoje se chama VW Jetta.
No México o Jetta IV com face-lift teve o nome de VW Jetta, hoje se chama VW Bora.
Na Argentina o Jetta IV com face-lift teve o nome de Jetta, hoje se chama VW Vento.
Na Europa e nos EUA o Jetta V leva nome de VW Jetta. Na Europa o Jetta I se chamava VW Bora, o Jetta II VW Vento, as demais gerações receberam o nome Jetta. Motor 2.5 de 5 cilindros em linha 20 válvulas de 170 cavalos composto por Duplo Comando com abertura variável,cabeçote moldado em liga de alumínio e sílicio e sistema de exaustão em aço inoxidável e carbono.
Caixa de marchas Aisin com Tiptronic de 6 marchas
Teto-solar elétrico (opcional)
Faróis Bi-Xenon elipsoidais 4500k (opcionais)
Bancos em couro com aquecimento (opcional)
Ar-condicionado Dual-Zone
ABS,ASR(Controle de tração), ESP( Controle de estabilidade) liga-desliga
6 Air-Bags
Discos ventilados nas quatro rodas com ABS e EBD
Sensor de estacionamento.
Som RCD 510 (mesmo do passat) a partir do final de 2009. Som com tela touchscreen (2010 em diante)
Rodas 17 polegadas com pneus de alta performance. (opcionais). 0-100km/h:8,4s (170cv)
Embora o motor do Jetta entregue apenas 170 cavalos de potência, ele não fica atrás de nenhum sedã de seu porte em aceleração e esportividade. O sedã Volkswagen deixa para trás carros como Civic 1.8 16v e Corolla 1.8 16v, e em desempenho encara os grandes V6 como o Hyundai Azera. Se sua velocidade máxima é limitada, ou não, há controvérsias. Porém, há vídeos vagando pela internet do mesmo andando a mais de 220 quilometros por hora, o que contradiz a empresa alemã que afirma que a velocidade máxima é de 205 quilometros por hora.
O Jetta 2.5 foi eleito em Junho de 2009 pela Car and Driver o melhor sedã de sua classe, combinando tecnlogia e demais aspectos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário