O atual Volkswagen Polo é um automóvel fabricado pela Volkswagen, desde 2002, no Brasil e desde 1979 na Alemanha. Representou um avanço em termos de qualidade de produção pois trouxe inovações, como corte de chapas e soldas feitas a laser, o que aumenta a qualidade construtiva diminuindo o volume de solda e por consequência diminui significativamente os custo de montagem. O Polo brasileiro não tem todo o refinamento presente no modelo europeu, contudo, incorpora a melhor tecnologia em termos de segurança passiva e ativan (4 estrelas para adultos e 1 estrela para pedestres EuroNCAP) , entre outros, airbags (opcional), célula de absorção de impacto e, ultimamente, motor flexível, que queima álcool e gasolina. O atual Polo brasileiro também se tornou base de estilo para demais produtos da Volkswagen brasileira, pois cedeu sua plataforma para a construção do Volkswagen Fox e a partir de 2008 essa plataforma passou a ser utilizado no Volkswagen Gol Atualmente, o Polo está disponível na configuração hatchback e sedan, sendo produzido na planta de São Bernardo do Campo (SP). O Polo Hatch/Sedan fabricados no Brasil são exportados para toda América Latina, com grande êxito em mercados como México, Chile e na América Central. Todavia, não é comercializado na Argentina, já que no país vizinho a VW produz a antiga geração do Polo europeu, com a velha plataforma do Seat Cordoba, lançada em 1995 e que sobrevive até hoje com algumas pequenas maquiagens, e sobretudo por seu custo benefício no país vizinho. O Polo argentino já foi vendido no Brasil no fim da década de 1990 com o nome de Polo Classic mas não obteve sucesso, deixou de ser importado com o lançamento do modelo nacional, muito mais moderno e alinhado com o Polo europeu. Atualmente o Polo Classic argentino é exportado ao México com o nome de VW Derby. No fim de 2006 o Polo Hatch e Sedan brasileiros passaram por uma reforma visual que os alinhou com o estilo do modelo europeu, aumentando ainda mais o cacife do modelo VW para brigar pela liderança dos compactos Premium. No primeiro trimestre de 2009 foi lançado na Europa a quinta geração do modelo, com desenho fortemente inspirado no Volkswagem Scciroco. A imprensa especializada cogita que o modelo não venha para a América Latina nem vá aos Estados Unidos, mas será desenvolvida uma versão especialmente para estes mercados, tendo em vista o gosto dos locais, por carros de maior espeço, devido a faixa de preço que o Polo ocupa. Uma versão com compressor chamada Volkswagen Polo G40 foi lançada em Maio de 1991. Baseada num design já com nove anos quando foi lançada, foi bastante vendida em algumas partes da Europa, onde uma grande percentagem desses carros ainda circulam. Ao final de 1996, houve uma versão sedan do Polo europeu de 3a. geração, chamada de Polo Classic, que vinha para o Brasil importada da Argentina. Essa versão deixou de ser importada com o lançamento da linha Polo brasileira, em 2002, contudo, permanece sendo vendida no México, com o nome de Volkswagen Derby, onde coexiste com a versão sedan atual, que é exportada para o México vinda do Brasil. Assim como os gêmeos Volkswagen Apollo e Ford Verona dos anos 90, o Polo Classic também tinha uma versão idêntica importada da Espanha, mas com a insígnia de Seat Córdoba, fabricado pela Seat subsidiária da Volkswagen na Espanha, versão esta que também deixou de ser trazida para o Brasil após ser reestilizada na Espanha. Apesar de muito popular e de ser comercializado em muitos países, o Polo participa de poucas competições. Na Índia é produzida a versão Polo Cup, equipado com motor 1.6 common-rail diesel, de 130 cavalos de potência e câmbio manual de seis marchas. Fará sua estréia automobilística em junho. Polos Mark IV tiveram participações no Campeonato Mundial de Rali Júnior (JWRC).
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