Qual é o seu sexo?

Qual é a sua Faixa Etária de idade?

McLaren F1


McLaren F1 é um carro super esportivo construído de 1991 até 1998. Por duas vezes bateu o recorde de veículo de rua mais rápido do mundo: de 1994 a 1998, com 374 km/h; e de 1998 a 2005, com 386,5km/h. Tal recorde foi possível graças à sua aerodinâmica revolucionária, sua leveza (seu chassi é de fibra de carbono, material de alta resistência e leveza e seu motor é feito em alumínio. Tais fatores, contribuem para que o carro pese "apenas" pouco mais que uma tonelada.) e a seu motor incrivelmente bem ajustado. Também há um registro documentado em vídeo, do carro alcançando a absurda velocidade de 391 km/h, tendo como velocidade máxima em seu velocímetro, 400 km/h.
Em 2005 seu recorde foi batido pelo sueco Koenigsegg CCR, que fez 395 km/h, e no mesmo ano o CCR foi batido pelo Italiano Bugatti Veyron com 407,5 km/h. Em 2007, houve nova quebra de recorde pelo americano Ultimate SSC Aero, com 411 km/h. Em 2010, o recorde foi novamente batido, desta vez pelo Bugatti Veyron Super Sport, que alcançou 437,07 Km/h. Ainda assim, é interessante notar que o F1 ainda é o carro de motor aspirado mais rápido da história. Em 1989 a McLaren fundou a marca McLaren Cars. O Objetivo principal era fazer um super desportivo avançado que proporcione uma experiência única ao motorista. Então, em 1991, Gordon Murray começou a criar este carro. Para começar seu desenho, foram feitos vários testes em túnel de vento para ver qual forma teria o melhor desempenho aerodinâmico. Também foram testados a posição e o tamanho do radiador, admissão, pressão aerodinâmica positiva, refrigeração dosfreios etc. Depois disso, Gordon decidiu desenhar o carro. O McLaren F1 pode ser usado como carro de passeio, e até a sua suspensão é macia. Sua carroceria é de um monocoque extremamente rígido e resistente, o que torna carro muito veloz em retas e capaz de fazer curvas como um [monoposto] de [Fórmula 1].




O carro custava 1 milhão de libras no lançamento (hoje, por ser um ícone de esportividade, beleza e também por não ser mais fabricado, o carro pode custar incríveis £ 2 Milhões), mas mesmo por esse preço incrivelmente louco a McLaren não obetve lucro. Seu preço de produção era muito alto, e pouquíssimas pessoas podiam comprá-lo. No final, a McLaren acabou por vender menos do que esperava.
Apesar do design ser do começo da década de 1990, ainda passa a impressão de ser bastante atual. É sem dúvida um dos designs de esportivo mais belos. Suas formas isnpiram velocidade. Uma caracteristica deste carro é que o Mclaren ao contrario dos dois bancos que costumavam ter os carros "desta categoria", o Mclaren f1 tinha 3 bancos onde o condutor ficava no meio e os 2 passageiros ao lado, e ainda tinham bagagem, e ainda o condutor pode abrir as portas sem sair do banco, porem a entrada no carro é um pouco complicada. Gordon Murray queria que o motor tivesse 600mm de comprimento (com todos os equipamentos montados), não fosse turbinado, ou seja aspirado, pesasse até 240 kg e que produzisse mais de 550cv.




Foram convidadas duas empresas para fabricar o motor: a Honda e a BMW. A Honda alegou que não tinha interesse no projeto; já a BMW, além de aceitar o desafio, superou as expectativas de Murray: ao invés dos 550 hp pedidos, o motor tinha 627 hp.
O cofre do motor e parte do sistema de escapamento recebeu o revestido de ouro puro 24 quilates. A aplicação do ouro, nesse caso, não se deve a uma extravagância: esse material é um ótimo isolante térmico e esfria com facilidade, algo necessário quando o motor é uma verdadeira usina de força. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é o visitante:

Datas de Aniversário dos Admininistradores

Chevelle.leo: 09/07 - 1998

MCMXLVIII: 20/06 - 1998

Aniversário do blog: 14/08 - 2010