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Confira a retrospectiva de Vettel na temporada

Sebastian Vettel teve uma temporada bastante tumultuada e quase pagou um preço alto por sua inexperiência e afobação em alguns momentos. Veja os altos e baixos vividos pelo jovem alemão neste ano, que culminou com a conquista de seu primeiro título mundial de Fórmula 1:

GP do Bahrein
O ano começou bem para Vettel, que cravou a pole-position na primeira corrida da temporada, disputada no Bahrein. O piloto largou bem e caminhava para uma vitória tranquila quando, a poucas voltas do fim, seu carro teve problemas na ignição. Vettel acabou superado por Fernando Alonso e Felipe Massa, ambos da Ferrari, e Lewis Hamilton (McLaren), mas segurou os ataques de Nico Rosberg (Mercedes GP) e garantiu o quarto lugar.

GP da Austrália
Vettel deu um novo show nos treinos em Melbourne e garantiu a primeira posição na largada. Mas, assim como repetiu a dose nos treinos, Vettel também teve problemas no RB6 novamente. Desta vez, porém, o alemão teve de abandonar a prova por conta de uma falha nos freios. A vitória ficou com Jenson Button.

GP da Malásia
Embora não tenha feito o melhor tempo nos treinos classificatórios (seu companheiro de equipe Mark Webber ficou com a pole), Vettel tem bons motivos para se lembrar da prova de Kuala Lumpur. O alemão saltou para a ponta logo no início da prova e recebeu a bandeira quadriculada sem ser ameaçado. Webber chegou em segundo lugar e garantiu a primeira dobradinha do ano da Red Bull.

GP da China
O domínio incontestável da Red Bull nos treinos se repetiu na China, com Vettel conquistando sua terceira pole-position no ano e Mark Webber logo atrás. Mas, no domingo, a história foi bem diferente: com um desempenho muito abaixo do esperado, Vettel terminou a corrida em um discreto 6º lugar. Na ocasião, o piloto ocupava o quinto lugar no campeonato, com 45 pontos e uma desvantagem de 15 pontos para o então líder Jenson Button.

GP da Espanha
A etapa espanhola foi marcada pela falta de ação. Webber largou na pole e Vettel saiu em segundo lugar, com o australiano abrindo cada vez mais vantagem sobre o alemão. Vettel até tentou dar um pouco mais de emoção à prova, errando sozinho e realizando uma parada extra por conta de um problema nos freios. Quando tudo parecia caminhar para um quarto lugar, eis que Alonso deixa a corrida por conta de um pneu estourado. E o terceiro lugar caiu no colo do alemão.

GP de Mônaco
Na tradicional prova do Principado, Vettel largou em terceiro lugar, mas logo tomou a segunda posição de Robert Kubica, da Renault. Enquanto Alonso dava show largando dos boxes e ultrapassando os pilotos um a um, Webber e Vettel reinavam soberanos lá na frente. Com o segundo lugar, Vettel empatou na liderança com seu companheiro de equipe. Mas o australiano levava vantagem no número de vitórias.

GP da Turquia
A relação aparentemente pacífica entre Mark Webber e Sebastian Vettel definitivamente acabou em Istambul. Com ambos disputando a ponta do campeonato, os ânimos se acirraram quando Vettel começou a se aproximar perigosamente de Webber. A vitória da Red Bull, que parecia garantida até a 40ª volta, foi por água abaixo quando os dois pilotos se enroscaram em uma tentativa de ultrapassagem mal sucedida por parte do alemão. Vettel deixou o carro revoltado, insinuando por meio de gestos que Webber estava louco. O australiano conseguiu levar seu carro até os boxes e ainda terminou a prova em terceiro lugar. Desta vez, foi Vettel que levou a pior.

GP do Canadá
De cabeça fria, Vettel conseguiu um bom segundo lugar nos treinos e largou determinado a tomar a ponta de Lewis Hamilton. Diante do asfalto ondulado e a alta temperatura, a escuderia austríaca optou por calçar seus carros com pneus duros, o que resultou em mais resistência no início da prova. A dupla da Red Bull chegou à ponta, mas foi superada pelos carros da McLaren, que optaram por usar os compostos duros na parte final da corrida. Saldo final: Vettel em quarto, Webber em quinto e Hamilton na liderança do Mundial.

GP da Europa
Nas ruas de Valência, na Espanha, Vettel saiu na pole-position e travou dois duelos com Hamilton pela ponta, conseguindo sustentar as posições em ambas as ocasiões. Depois disso, o alemão não foi mais ameaçado por seus rivais e venceu a corrida de ponta a ponta. A monotonia da prova só foi quebrada por um episódio dramático: o acidente de Mark Webber, que atingiu o carro de Heikki Kovalainen e literalmente decolou na pista. O RB6 levantou voo, capotou e bateu com força na barreira de pneus. Webber, felizmente, nada sofreu.

GP da Inglaterra
Em Silverstone, Sebastian Vettel e Mark Webber dividiram a primeira fila na largada e assim permaneceram até a primeira curva do circuito inglês. Foi aí que Webber foi mais veloz e tomou a liderança de Vettel, que saiu da pista e teve de entrar nos boxes, despencando para o último lugar.
O alemão esboçou uma reação, mas acabou chegando em sétimo lugar. Enquanto isso, Webber celebrava sua terceira vitória no ano de forma irônica: “nada mal para um segundo piloto, hein?”, disse para a equipe. Uma clara referência ao fato de o time ter privilegiado Vettel com uma nova asa dianteira, deixando Webber com a peça antiga.

GP da Alemanha
A etapa de Hockenheim ficou marcada pelo polêmico episódio envolvendo a Ferrari, que ordenou que o líder Felipe Massa abrisse caminho para Fernando Alonso. O brasileiro roubou a liderança de Sebastian Vettel ainda na largada, deixando o alemão e Alonso para trás. No entanto, após 49 voltas, veio a ordem da escuderia italiana, a qual Massa cumpriu sem resistência. Atrás de Alonso e do próprio Massa, chegou Vettel.

GP da Hungria
Após uma boa largada, a vitória de Vettel parecia bem encaminhada, pelo menos até a entrada do safety-car na 15ª volta. Quase todos os pilotos correram aos boxes para trocarem pneus, com exceção de Mark Webber, que pilotava com pneus supermacios. Sebastian voltou à pista logo atrás de seu companheiro de equipe e tinha chances de brigar pela vitória, mas recebeu uma punição por desrespeitar a distância mínima em relação ao safety-car.
O drive-through foi cumprido por um inconformado Vettel, que voltou na terceira posição. Enquanto tentava ultrapassar Alonso, Vettel viu Webber fazer sua única parada na corrida após 44 voltas e garantir, com folga, a vitória em Hungaroring.

GP da Bélgica
O circuito mais querido pelos pilotos da Fórmula 1 certamente não vai deixar saudades para Vettel em 2010. Após largar em quarto lugar, o piloto sofreu com a chuva que começou a cair em Spa-Francorchamps. Enquanto muitos abandonaram a prova, Vettel se manteve na pista, embora distante dos líderes. Quando tentava ultrapassar Jenson Button, Vettel cometeu um erro infantil e atingiu a lateral da McLaren do inglês em cheio. O campeão de 2009 deixou a prova sem entender o que aconteceu e Vettel foi punido, terminando a prova apenas em 15º lugar.

GP da Itália
Correndo na “casa” da Ferrari, Vettel pareceu ter se intimidado com a pressão dos italianos e largou em uma discreta sexta posição. Saindo na terceira fila e atrás dos rivais de McLaren e Ferrari, o alemão e a equipe apostaram em uma estratégia ousada. Vettel realizou sua troca de pneus apenas na penúltima volta e conquistou a posição disputada com o compatriota Nico Rosberg, da Mercedes GP. O jovem da Red Bull terminou a corrida em quarto lugar, duas posições à frente de Webber. Mas a liderança do campeonato ainda era do australiano, com 187 pontos contra 163 pontos de Vettel.

GP de Cingapura
A prova noturna reservou poucas emoções para os espectadores. Na largada, Fernando Alonso foi esperto e fez um traçado mais agressivo, jogando o carro para cima de Sebastian Vettel. O espanhol começou a abrir vantagem para Vettel após a saída do safety-car na sexta volta, mas sua Ferrari deu sinais de perda de rendimento. Na 30ª volta, os dois entraram juntos no pit-stop, mas Vettel e a Red Bull não conseguiram ser mais rápidos que a equipe italiana. Após quase duas horas de corrida, Alonso confirmou sua superioridade, seguido por Vettel.

GP do Japão
Largando na pole-position, Vettel sustentou a ponta em um começo de prova bastante confuso. Enquanto Felipe Massa e outros pilotos deixaram a prova logo no início, o alemão da Red Bull se manteve na liderança e venceu sem problemas. Webber, que havia perdido a segunda posição para Robert Kubica na largada, garantiu a dobradinha do time austríaco e permaneceu na liderança do campeonato, com uma vantagem de 14 pontos para o segundo colocado.

GP da Coreia do Sul
A corrida em Yeongam parecia estar nas mãos da Red Bull. Sebastian Vettel, que havia largado na pole-position, liderava tranquilamente até a volta 45, quando o motor de seu RB6 explodiu, abrindo caminho para a vitória de Fernando Alonso. Antes da quebra, Mark Webber, então líder do campeonato, também desperdiçou a oportunidade de consolidar o primeiro lugar ao rodar e bater sozinho. A quinta vitória do espanhol o levou à liderança do campeonato e aumentou as chances do asturiano conquistar seu terceiro título mundial com uma prova de antecipação.

GP do Brasil
Assim como aconteceu nos últimos quatro anos, Interlagos tinha a chance de definir o campeão da temporada. Para tanto, Alonso precisaria vencer a prova e torcer para que Webber não cruzasse a linha de chegada entre os quatro primeiros. Mas o quinto lugar obtido nos treinos oficiais esfriaram as pretensões do espanhol.
Melhor para Vettel, que ultrapassou o surpreendente Nico Hulkenberg (Williams) antes da primeira curva. Webber também superou o jovem Nico e não demorou para os dois abrirem boa vantagem sobre os outros carros. No entanto, a decisão da Red Bull em não realizar jogo de equipe – que poderia beneficiar Webber na luta pelo campeonato – deixou a disputa pelo título em aberto.
Vettel venceu com tranquilidade, mas o terceiro lugar de Alonso fez o espanhol viajar para Abu Dhabi precisando apenas de um segundo lugar para ser tricampeão mundial. Já Vettel tinha uma missão difícil: ele teria de vencer e descontar uma desvantagem de sete pontos para seu companheiro de equipe, além de torcer para que Alonso não marque mais que nove pontos.

GP de Abu Dhabi
Sebastian Vettel largou na pole-position e levou a prova de ponta a ponta. O piloto alemão contou com a sorte, pois Fernando Alonso ficou apenas em sétimo, prejudicado por uma perda de posição para Jenson Button na largada e por conta das paradas antecipadas de Nico Rosberg, da Mercedes, e Petrov, da Renault. O russo, aliás, fez o papel que cabia a Webber, segurando Alonso por mais de 30 voltas.
Com isso, Vettel foi para 256 pontos no mundial de pilotos e deixou Alonso, da Ferrari, para trás, com 252 pontos, se tornando o piloto mais jovem da história a ser campeão de F-1.

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