Qual é o seu sexo?

Qual é a sua Faixa Etária de idade?

Hulkenberg surpreende e fatura pole para a Williams depois de 5 anos

Todas as atenções do mundo da Fórmula-1 estavam voltadas para Vettel, Webber, Alonso, Hamilton, Button, para os brasileiros e talvez até mesmo para Robert Kubica, que poderia ser o grande azarão do dia. Mas não, no chove e para tradicional de Interlagos o alemão estreante Nico Hulkenberg faturou a primeira pole position da carreira em Interlagos com um impressionante tempo de 1'14"470, quase um segundo mais rápido que o também alemão Sebastian Vettel da Red Bull, o segundo colocado.
Apenas na terceira colocação ficou o companheiro de Vettel Mark Webber, que divide fila com Hamilton, o quarto. Líder do mundial 2010, o espanhol Fernando Alonso foi o quinto colocado e Rubens Barrichello, que igualmente apresentou um belo desempenho em Interlagos foi o sexto. Na sétima posição ficou o polonês RObert Kubica, em oitavo o alemão Michael Schumacher, em nono o brasileiro Felipe Massa, que teve muitas dificuldades para passar para o Q3 e em décimo o russo Vitaly Petrov.
Os outros brasileiros mais uma vez ocuparam as últimas posições do grid, sendo que os dois largam atrás dos companheiros de equipe. Lucas di Grassi foi apenas o vigésimo segundo enquanto seu companheiro Glock foi o melhor das equipe novatas. Já Bruno Senna larga em último, uma posição atrás de Klien.

Q1

A chuva esteve presente em Interlagos durante as preliminares da Fórmula-1 e também no terceiro treino livre, o que fez com que o treino classificatório começasse com pista molhada. Os carros foram cedo para a pista até mesmo para diminuir o forte spray que se fazia presente, sendo que alguns pingos também eram possíveis de se ver nas câmeras On Board dos pilotos.
O primeiro a escapar de leve foi o italiano Vitantonio Liuzzi, no final da reta oposta. Em uma espécie de prenúncio do que viria a seguir, as duas Williams fizeram as duas melhores voltas de cara, com Hulk à frente de Barrichello.
Os tempos começaram a piorar quando faltavam 13 minutos para o fim da sessão quando Sebastian Vettel ainda não tinha tempo suficiente para passar ao Q2, mas ele já apontava na reta dos boxes e fez o primeiro tempo. A sempre matreira chuva paulistana cessou na sequência e os tempos melhoraram novamente com Alonso, Webber e o próprio Vettel se alternando na primeira posição.
Enquanto alguns pilotos escapavam levemente da pista, como Timo Glock e Nico Rosberg, Barrichello e Kamui Kobayashi se alternavam na disputa da quarta posição, mas foi Alonso que, com o tempo de 1'18"987 marcou a melhor volta do Q1. O espanhol foi seguido por Webber, Vettel, Kubica, Kobayashi, Massa, Barrichello, Schumacher, Button e Hamilton. Fora da segunda sessão, além de todos os pilotos das equipes novatas, também ficou o alemão Adrian Sutil.

Q2

Entre o final da primeira sessão e o início da segunda, uma leve chuva atingiu novamente o autódromo de Interlagos, e o trilho que os pilotos já sonhavam sumiu debaixo da água. Hamilon, Alonso e Webber saíram logo de cara fazendo as melhores voltas mas a alternância foi muito grande, com Kubica, Barrichello e depois Vettel assumindo o ponto com a pista secando.
O final do Q2 foi complicado, com muitos pilotos fortes brigando para passar ao Q3, já que os dois carros da Renault e também da Williams ocupavam posições entre os dez primeiros. A grande briga era entre o brasileiro Felipe Massa e o inglês Jenson Button.
Massa subiu de décimo primeiro para oitavo e tinha tempo para tentar mais duas voltas, sendo que teve de abdicar da primeira devido ao tráfego. Button nesse momento conseguiu a sétima colocação mas todos os pilotos que ele se superou melhoraram os tempos e ele caiu novamente para décimo. Petrov subiu para quarto, Barrichello o superou e Schumacher fez o mesmo.
Massa partiu para a última tentativa estando fora do Q3 mas conseguiu o tempo de 1'19"200, tirando o inglês e assumindo ele a posição. Webber fazia nesse momento a melhor volta com 1'18"516 assumindo a ponta com Vettel em segundo e Kubica em terceiro, seguidos por Hamilton, Schumacher, Barrichello, Alonso, Hulkenberg, Petrov e Massa.
De fora do Q3 ficou o postulante ao título Jenson Button, além de Kobayashi, Alguersuari, Buemi, Heidfeld e Liuzzi.

Q3

O Q3 começou com a pista bem mais seca que nas outras sessões. Jà havia no ar a possibilidade de alguns pilotos saírem para a pista logo de cara com pneus slick, o que acabou não acontecendo. Hamilton começou muito bem fazendo os melhores tempos ainda com pneus intermediários, mas foi superado por Alonso e na sequência já pelo alemão Nico Hulkenberg, o nome do dia.
O que aconteceu a seguir é que todos os pilotos foram para os boxes para calçar os pneus slick pois a pista já apresentava trilho suficiente para que eles arriscassem. O primeiro foi o polonês Robert Kubica da Renault, que em sua volta rápida rodou na junção, que era o ponto mais crítico da pista e onde todos perdiam tempo.
Hamilton fez a melhor volta com pneus slicks e Hulkenberg o superou, Alonso também fez sua melhor volta e foi superado pelo alemão. O que aconteceu a seguir foi uma das melhores voltas da temporada, onde o alemão conseguiu melhorar o que já era ótimo e, com o tempo de 1'14"470 marcou a primeira pole position de sua carreira e também a primeira da Williams depois de cinco anos. Foi também a primeira de um motor Cosworth depois de 11 anos, sendo que a última havia sido no Grande Prêmio da Alemanha de 1999 quando Barrichello largou na frente no Grande Prêmio da Alemanha.
Alonso e Hamilton ainda tentaram mas não conseguiram bater o jovem piloto que apresentou um show hoje em solo paulistano. Mark Webber também tentou e foi apenas o segundo colocado, posição que lhe foi roubada na tentativa de Sebastian Vettel, que assegurou o lugar na primeira fila ao lado do compatriota. Hamilton garantiu o quarto lugar com Alonso em quinto e Barrichello em sexto.
O Grande Prêmio do Brasil tem sua largada marcada para amanhã as 14h00 (horário brasileiro de verão) com transmissão ao vivo para todo o Brasil por responsabilidade da Rede Globo de Televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é o visitante:

Datas de Aniversário dos Admininistradores

Chevelle.leo: 09/07 - 1998

MCMXLVIII: 20/06 - 1998

Aniversário do blog: 14/08 - 2010