O compacto Up deve estrear no Brasil apenas no fim do ano, mas se você não quiser esperar até lá já pode conhecer seu motor. Isso porque o conjunto 1.0 de três cilindros da família EA211 é a grande novidade do Fox Bluemotion 2014. Produzido em São Carlos (mesmo local onde será feito o Up), o motor tem posição transversal e entrega 82 cv a 6.250 rpm se abastecido com etanol e 75 cv na mesma rotação com gasolina, com torque máximo de até 10,4 mkgf (com etanol) a partir das 3.000 rpm. A Volkswagen diz que o motor tem cilindros com maior diâmetro, melhorando o enchimento da câmara de combustão. Combinado a isso a engenharia resolveu colocar a vela de ignição em posição central, entre as válvulas de admissão e escape, resultando em melhor frente de chama, maior velocidade e eficiência da queima da mistura ar-combustível. Já as bielas são 20% mais leves que as convencionais, enquanto o virabrequim tem menor quantidade de contrapesos e diâmetro dos mancais principais reduzido. Com quatro válvulas por cilindro e acionamento por balancins roletados, o motor tem comando de válvulas variável e taxa de compressão de 11,5:1. Até o coletor de admissão é feito com um material de alta resistência e baixa rugosidade, melhorando o fluxo de ar. Além de todas as mudanças, o carro dispensa o famigerado tanquinho de partida a frio, uma vez que o processo é generenciado pela central eletrônica do motor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário