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VW Novo Fusca

Ao apresentar o novo Fusca no Brasil, a instrumentos e decoração típicos de carros de pista Volkswagen se esforçou para afirmar que o modelo é distinto do New Beetle, lançado em 1998 na Europa. "Uma das primeiras ações no desenvolvimento do Fusca foi jogar fora o vaso de flor do painel. Para atingir um público maior e, principalmente, mais masculino, criamos um carro com estilo e comportamento mais esportivo", afirma o chefe de design da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga. Além de perder o delicado vaso, o painel agora apresenta um sistema de som com touch screen e Bluetooth, apliques plásticos decorativos (padrão fibra de carbono) e um conjunto com três (não tão inocentes) instrumentos: cronômetro, manômetro do turbo e termômetro de óleo. A utilização de corrobora as informações do designer brasileiro. De fato, a cabine trocou os adereços femininos por atrações que enchem os olhos dos meninos. Mais que meramente decorativos, os instrumentos são funcionais. Eles permitem ao piloto acompanhar a disposição do motor quatro cilindros 2.0 com turbo e injeção direta de gasolina. "É o mesmo do Jetta TSI, com escape redimensionado para produzir um ronco mais encorpado", diz Roger Tadeu Guilherme, gerente de motores. Isso explica a repetição dos números de potência (200 cv a 5 100 rpm) e torque (28,5 mkgf a 1 700 rpm). O melhor é usufruir da novidade. As trocas de marcha acima de 4000 rpm são seguidas de um "pipoco" típico de carros de pista ou dos esportivos de sangue quente do Grupo Volkswagen, como o Audi TTS. Essa sonoridade, no entanto, se faz mais presente nos Fusca equipados com DSG (o câmbio com dupla embreagem da marca, com trocas super-rápidas). Quem optar pela transmissão convencional (manual de seis marchas) terá que se contentar "somente" com o urro grave, sem os instigantes estouros no escapamento.
Em nossa pista de testes, em Limeira (SP), o Fus- ca mostrou que seu apelo esportivo vai além de bons números de ficha técnica. O powertrain (motor 2.0 TSI mais câmbio DSG) continua mostrando-se um dos mais eficientes da atualidade. De pé embaixo, o Fusca acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Nas provas de consumo, em que a meta é a economia de combustível, o VW registrou média urbana de 9,7 km/l e rodoviária de 13,1 km/l. O "velho New Beetle", testado por QUATRO RODAS, cumpriu as mesmas provas em respectivamente 13,1 segundos, 8,9 km/l e 12,4 km/l. Molas e amortecedores têm acerto notadamente esportivo, o que está longe de representar desconforto e sensibilidade excessiva a irregularidades do asfalto. Lançado em julho de 2011 na Europa, o Fusca é montado sobre a plataforma do Golf de sexta geração, conhecida como PQ35, que deve ser aposentada pela MQB, que já serve de base para os novos hatches médios do Grupo VW, Golf VII e Audi A3, ambos apresentados em 2012.
                      

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