O Modelo Original:
O Croma foi um sedan médio-grande em sua primeira geração e em sua geração atual. O modelo usava a mesma plataforma do Alfa Romeo 164, Lancia Thema e Saab 9000, tendo sido fabricado entre os anos de 1985 e 1996 praticamente com a mesma carroceria de três volumes e cinco portas, apenas com uma restilização na dianteira no ano de 1991, para se atualizar com o padrão visual da marca na época, como o Uno, o Tempra e o Tipo.
Para diferenciar dos modelos mais caros da corporação, o Alfa Romeo 164 e o Lancia Thema, utilizava somente motores de 4 cilindros, abaixo de 2.0 litros para fugir da faixa de maior tributação na Italia. No início eram ofertados os motores 1.6, 2.0, 2.0 i.e. e 2.0 turbo i.e., sendo que ao final de sua vida foram adicionados o 2.0 16v, o mesmo do Tipo Sedicivalvole e um motor Alfa 2.5 V6, todos a gasolina. Eram ofertados também dois motores 2.5 a Diesel, o aspirado e o turbo. Posteriormente foi introduzido um 1.9 turbodiesel com injeção direta, tendo sido este o primeiro modelo no mundo a usar esta tecnologia hoje muito difundida.
O Modelo Atual:
O Croma atual é uma perua e está em consonancia com o estilo dos carros da FIAT, como o Fiat Punto.
Foi desenvolvido durante a parceria da FIAT com a GM, e por isso utiliza a plataforma do Opel Vectra, inclusive utilizando o motor 2.2 a gasolina deste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário