
O
Maserati MC12 é um
automóvel superdeportivo produzido pela fabricante
italiana Maserati durante os anos
2004 e
2005 para competir no
Campeonato FIA GT, um campeonato de
gran turismo organizado pela
Federação Internacional do Automóvel. Em seu primeiro ano de produção fabricaram-se 30 unidades, das quais 5 não eram para a venda; ao ano seguinte, fabricaram-se 30 mais, resultando um total de 60 unidades produzidas em dois anos. Venderam-se 50 carros por 600.000 € a clientes selecionados. O MC12 usa o chassis do
Ferrari Enzo, mas é maior em todas suas dimensões. Seu
motor de gasolina é um
V12 atmosférico de 6.0 litros de
cilindrada, quatro válvulas por
cilindro e 632
CV de potência máxima. A velocidade máxima do MC12 é de 330 km/h, contra os 350 km/h do Ferrari Enzo. O MC12 colocou a volta de Maserati à competição após 37 anos de ausência. A versão de rua foi produzida com a finalidade de poder
homologar a versão de corridas, dado que um dos requisitos para a participação no campeonato FIA GT é a produção de, ao menos, 25 veículos de rua. Assim, três modelos GT1 do MC12 participaram no campeonato FIA GT obtendo bons resultados, entre eles um primeiro posto em 2004 na corrida de
Zhuhai,
China. Em
2005, os MC12 correram na
American Le Mans Series, mas sofreram penalizações por exceder do tamanho máximo permitido. O desenho do
Maserati MC12 foi criado enquanto a Maserati era propriedade da
Ferrari, com a intenção de criar um veículo de corridas para a Maserati e que fosse apto para competir no
campeonato FIA GT. O seu nome inicial foi
MCC,
siglas de
Maserati Corse Competizione, tendo também sob a direção de
Giorgio Ascanelli o nome alternativo de
MCS. A forma da carroceria foi desenvolvida a partir de uma ideia de
Giorgetto Giugiaro durante uma prova no
túnel de vento, ainda que a ideia geral do desenho foi de
Frank Stephenson. Essa primeira forma, seria muito similar à do MC12 final, apresentava várias diferenças relevantes respecto deste, sendo a mais notável o
aileron traseiro.
Andrea Bertolini foi o piloto de provas principal durante o desenvolvimento, ainda que parte do trabalho foi realizado por
Michael Schumacher, provando freqüentemente o MCC no
Circuito de Fiorano. Quando o MCC estava numa fase de desenvolvimento muito avançada, se deixou de denominar MCS e se anunciou o que seria seu nome definitivo
MC12. O MC12 está baseado, em grande parte, no
Ferrari Enzo, com o que compartilha o mesmo motor Ferrari Dino V12, com pequenas modificações. Também, utiliza a mesma mudança de marchas (sob o nome de
Cambiocorsa), o mesmo
chassis e, inclusive, a longitude do
eixo entre rodas é a mesma. As diferenças estão na forma exterior, pois o MC12 é mais largo, mais longo e sensivelmente mais baixo. O parabrisas é o único elemento exterior visível que compartilha com o Ferrari Enzo. Ao ter uma longitude maior e um aileron traseiro de 2 metros, oferece uma força de sujeição superior. O MC12 é um
cupé de duas portas com um teto semi-
descapotável (targa), ainda que o teto separavel não se possa guardar no veículo. A distribuição meio-traseira (motor entre eixos, mas por trás da cabine) mantém o
centro de gravidade no centro do veículo, o qual incrementa a estabilidade e melhora a passagem por curva. A
distribuição de pesos permanente é 41% diante: 59% atrás; em marcha, no entanto, a força de atração procedente do aileron traseiro afeta à distribuição, fazendo que a 200 km/h (125 mph) a distribuição de pesos efetiva seja de 34% na frente: 66% atrás. Ainda que o automóvel foi desenhado como um veículo
homologado e foi uma modificação de um veículo de carreiras, o interior se pensou para ser luxuoso: apresenta uma mistura de cubrimiento de
fibra de carbono, pele azul e "Brightex" plateado, um material sintético que se encontrou "muito caro para a indústria da moda". Consola-a central representa o relógio analógico oval característico de Maserati e o botão de ignição é azul. Este interior foi criticado por sua falta de
rádio,
estéreo ou de um lugar para instalar posteriormente um sistema de som. Contribui como sistema de segurança duas
airbags frontais. A carrocería do veículo, realizada completamente em
fibra de carbono, foi submetida a múltiplas provas no
túnel de vento para conseguir a máxima força de atração em todas as superfícies. O resultado foi um alerón trasero de dois metros de largo (79
pulgadas), mas de só 30 mm de grosor (1,2 pulgadas); a parte inferior do veículo é lisa e o parachoques trasero dispõe de
difusoré para melhorar a força descendente e o agarre. O ar é aspirado dentro do compartimento do motor através de uma imprensa de ar que o enfría para melhorar a combustión; sua posição na parte superior da cabine faz que o veículo seja mais alto que o
Ferrari Enzo. O exterior só está disponível numa combinação de alvo e azul, uma homenagem à equipa de carreiras de
America Camoradi que pilotou o
Maserati Tipo Birdcages a princípios dos
anos 1960. O veículo foi criticado por seu tamanho: muito longo e mais largo que um
Hummer H2. Isto, combinado com a falta de uma luneta trasera, complica no MC12 a manobra de estacionamento. O MC12 tem um
motor V12 derivado do Ferrari Enzo de 232 kg (511
lb), seis litros (5.998
cc 366 cu in), montado a 65°. A cada
cilindro tem quatro
válvulas, lubricadas por um sistema de
cárter seco e com uma
relação de compressão de 11.2:1. Tudo isto combinado proporciona um
par motor máximo de 652 Nm (481
lbf·ft) a 5.500
rpm e uma
potência máxima de 465
Kw (632 PS / 621
CV) a 7.500
rpm. A
linha vermelha das revoluções está em 7.500, apesar de ser seguro chegar até 7.700 (o Ferrari Enzo tem a linha vermelha nas 8.200 revoluções). O Maserati MC12 pode acelerar de 0 a 100
km/h (62
mph) em 3,8 segundos (ainda que numa prova da revista
Motor Trend conseguiu-se em 3,7
segundos) e chegar a 200 km/h (125 mph) em 9,9 segundos. O MC12 pode completar o quarto de milha começando parado em 11,3 segundos com uma velocidade final de 200 km/h (125 mph) ou um
quilômetro em 20,1 segundos. A velocidade máxima do Maserati MC12 é de 330 km/h (205 mph). A potência é transmitida às rodas por uma
transmissão semiautomática de seis velocidades montada na parte trasera. Como já se disse, a
caixa de mudanças é a mesma que a do Ferrari Enzo, modificada para ter uma
relação de marchas diferente e com o novo nome de "Maserati Cambiocorsa". Proporciona um tempo de mudança de 150 milisegundos. É mecânica com
embraiagem de duas platos de 215 milímetros (8,5 pulgadas). O
chassis do MC12 é um monocasco fabricado com
carbono e
nomex, com um sub-chasis de
aluminio diante e detrás. Está dotado de uma
barra estabilizadora para proveerlo a mais fortaleza, comodidade e segurança. A suspensão de duplo braço com uma barra de empurre com berços proporciona estabilidade e os
amortiguadoré buscam suavizar as sensações dos passageiros durante a viagem. Durante a marcha, e pressionado um botão que estende a suspensão frontal, a parte delantera do veículo se pode levantar para os baches e montículos. Há dois modos para o chassis, que podem se selecionar também desde um botão na cabine chamado
Sport (para o chasis esportivo), a configuración por defeito, e
Race (chassis de corrida), caracterizado por uma menor regulação do
controle de tração antideslizamiento do sistema Bosch ASR, mudanças mais rápidas e suspensões mais rígidas. O MC12 usa
rodas de liga leve de 480
milímetros (19
polegadas) com uma largura de 230 milímetros (9 polegadas) na parte dianteira e 330 milímetros (13 polegadas) na parte traseira. Os
pneu são
Pirelli P Zero Corsas, com os códigos de 245/35 ZR 19 para os anteriores e 345/35 ZR 19 para os traseiros. Os freios são de
disco, da marca
Brembo, com
sistema de antibloqueo (ABS) da
Bosch com distribuição eletrônica de freado (EBD). Os freios anteriores têm um diámetro de 380 milímetros (15 polegadas), com
calipers de seis pistões, e os freios traseiros têm um
diámetro de 335 milímetros (13,2 polegadas), com mordazas de quatro pistones. As
porcas de bloqueio das rodas, que sujeitam estas ao chassís, tem um código de cores: vermelho na esquerda do veículo, azul na direita.
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