O Porsche Carrera GT (Código de projeto 980) é um carro esportivo que foi fabricado pela Porsche em Leipzig, Alemanha. O desenvolvimento do Carrera GT pode ser remetido aos seus predecessores, os carros de corrida 911 GT1 e LMP1-98. Devido em parte as mudanças nas leis em 1998 por conta da FIA e ACO, ambos projetos foram cancelados. Na época a Porsche tinha planejado um novo protótipo para a corrida de Le Mans de 1999. No carro inicialmente pretendia-se usar um motor boxer de 6 cilindros, mas foi mais tarde reprojetado para usar um novo motor V10, trazendo o projeto para a conclusão planejada em 2000. O motor V10 foi planejado secretamente pela Porsche para a equipe de Fórmula Um, Arrows (conhecida como Footwork) em 1992, depois engavetado. O motor ressurgiu para o protótipo de Le Mans e aumentado em tamanho para 5,7 litros. Infelizmente o projeto foi cancelado após dois dias de testes com o primeiro protótipo de teste, em meados de 1999, em maior parte devido a Porsche decidir projetar o utilitário esportivoCayenne com o envolvimento da Volkswagen e Audi, portanto requerindo engenheiros especializados da divisão de carros esportivos. Foi também especulado que o presidente da VW-Audi Ferdinand Piëch quis que o protótipo de Le Mans da Audi, o Audi R8 não fosse designado para competir com o Porsche em 2004.
A Porsche manteve parte do projeto viva usando o motor V10 de 5,5 L de um carro conceito mostrado em 2000 no Salão de Genebra, principalmente numa tentativa para chamar atenção para a exposição dele. Um grande interesse no veículo e um ingresso de recursos vindos do Cayenne ajudaram a Porsche decidir produzir o carro, e o desenvolvimento começou para uma versão legalizada para as ruas que seria produzida em pequenos números na nova fábrica da Porsche em Leipzig. A Porsche iniciou uma linha de produção do Carrera GT em 2004, importando as unidades com uma Sugestão de Preço de Varejo do Fabricante (MSRP, em inglês) de US$ 440.000 e uma fatura negociável de aproximadamente US$ 414.800. Em adição, a taxa de entrega poderia ser mais de US$ 5000. O primeiro Carrera GT foi vendido nos Estados Unidos no dia 31 de Janeiro de 2004.
Originalmente, uma produção de 1.500 unidades foi planejada, mas a Porsche anunciou em agosto de 2005 que não continuaria com a produção do Carrera GT após 2006, citando que a descontinuação da produção ocorreu devido as mudanças de regulamentação de airbags nos Estados Unidos. Até maio de 2006, 1.270 GT's foram produzidos, sendo 604 vendidos nos Estados Unidos. A notável tecnologia do modelo incui um puro monocoque de fibra de carbono e sub-estrutura, com lubrificação a seco e suspensão interna. O monocoque de fibra de carbono e a sub-estrutura foram produzidos e montados pelo grupo ATR, da Itália. O aerofólio do Carrera GT se levanta quando o carro alcança 110 Km/h e sempre desvia o fluxo de vento, o que causa menos arrasto. O radiador do Carrera GT tem 5 vezes o tamanho do radiador do 911 Turbo. A suspensão traseira e frontal consistem em OHV's ativados por absorvedores de impacto e amortecedores com barras anti-rolamento frontais e traseiras. Ouviu-se falar na produção de uma versão musculada do Carrera GT. É o caso do Gemballa Mirage, um supercarro com o mesmo motor 5.7 litros V10 mas com a adição de dois turbos. Debita perto dos 1000 cavalos. Vai incluir portas do formato "asas de gaivota" (gullwing) e um tejadilho (telhado) feito em fibra de carbono. A velocidade máxima é perto dos 400km/h. O preço deste Gemballa é de 1.5 milhões de euros.
Rumor ou não, também se ouviu falar numa preparação feita pela 9ff, uma companhia que prepara os seus 911 para teste de velocidade máxima. A notícia remonta a 4 de Outubro de 2006. Ao contrário do Gemballa, este 9ff vai debitar 912 cavalos (mais 300 cavalos em relação ao original) graças à instalação de dois turbos, um sistema de escape melhorado e uma reprogramação. Vai incluir um aerofólio de fibra de carbono e maiores entradas de ar na frente. O preço do kit (ao qual a pessoa tem que pedir para montar) é de 120 mil dólares.
PS:Há um video desse 9ff superando os 392km/h...
- Não possui rádio, pois a montadora alega que o melhor som é o do motor. Mas se o proprietário quiser o sistema de som deve apenas avisar a fábrica para que o sistema de som seja instalado. O motor do Carrera GT tem um som agudo típico, que virou marca do carro.
- A única opção de transmissão é manual. Pois de acordo com os engenheiros nada substitui a velocidade e a emoção de um piloto trocando as marchas manualmente.
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