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Híbridos antecipam futuro verde da indústria

A onda da sustentabilidade definitivamente chegou ao Salão do Automóvel. Desde as desconhecidas marcas chinesas até as grandes empresas, é grande a quantidade de veículos híbridos espalhados pelos estandes das montadoras no Pavilhão do Anhembi.
No estande da Volkswagen, quem dá as caras é o Touareg. A nova geração do utilitário esportivo está exposta em uma versão equipada com um motor 3.0 V6 movido a gasolina e um propulsor elétrico alimentado por baterias de níquel, instaladas sob o compartimento de bagagens. Os dois motores podem trabalhar de forma independente – em manobras de marcha a ré, por exemplo, é o conjunto elétrico que movimenta o carro – ou em conjunto. Neste segundo caso, a potência combinada é de 380 cv e o torque máximo é de 59 mkgf.
Já a Porsche – quem diria – também tem seu representante híbrido no evento. Trata-se do Cayenne Hybrid, equipado com um motor 3.0 V6 a gasolina de 333 cv e um propulsor elétrico de 47 cv. Combinados, a potência total é de 380 cv, sendo que os motores podem atuar em conjunto ou separadamente. Quando a energia do motor a eletricidade se esgota, ele é desativado automaticamente, e o Cayenne passa a rodar apenas com o motor a combustão. O veículo ainda depende do resultado da homologação para ser comercializado no Brasil.
A Ford trouxe o Fusion Hybrid, que começará a ser vendido logo após o término do Salão. O sedã mexicano tem um motor 2.5 a gasolina de 158 cv e um propulsor elétrico de 107 cv, cuja alimentação é realizada por uma bateria de níquel. Segundo a montadora, o carro pode rodar apenas com a eletricidade a uma velocidade de até 75 km/h, dependendo do modo de condução. A integração de ambos os motores resulta em uma potência combinada de 193 cv, além de um consumo urbano digno de carro popular: a Ford diz que o Fusion faz 16,4 km/l na cidade e 18,4 km/l na estrada. O modelo chega ao país por 133.900 reais.
A Honda também investiu pesado nos carros híbridos e trouxe, logo de cara, dois modelos com propostas diferentes. O Insight é o rival do Toyota Prius, um dos maiores sucessos de venda nos Estados Unidos, e o CR-Z é a proposta de esportivo ecológico que já é realidade lá fora. O Insight é oferecido com um motor 1.3 a gasolina de 98 cv e outro elétrico de 13 cv. Já o CR-Z usa o motor 1.5 i-VTEC e o elétrico – que atua como gerador- para entregar uma potência combinada de 122 cv. No caso do CR-Z, existe ainda um botão Sport, que altera as respostas de aceleração, direção e assistência elétrica priorizando o desempenho.
Até mesmo as marcas menores estão investindo nos veículos híbridos. É o caso da JAC Motors, que equipou o sedã J5 com um propulsor elétrico síncrono de 82 cv, alimentado por uma bateria de lítio, ferro e fosfato. A recarga pode ser realizada em qualquer tomada de 220 volts. Existe ainda um motor de 1-litro e três cilindros movido a gasolina que funciona como um gerador, sendo responsável por recarregar a bateria. A autonomia do veículo é de 50 quilômetros, mas o propulsor a combustão pode incrementar a distância percorrida sem a necessidade de recarga. Ainda não há previsão de quando o J5 híbrido será vendido.

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