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Vettel vence em São Paulo, garante título da Red Bull e leva decisão de pilotos para Abu-DHabi

Com um belo domingo de Sol hoje na cidade de São Paulo, a possibilidade de surpresas, mesmo em Interlagos, diminuiu um pouco mais e com isso o alemão Sebastian Vettel pôde fazer uso de seu favoritismo para vencer o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1, adiar a decisão do título de pilotos para o próximo domingo em Abu-Dhabi e, de quebra, garantir o título de construtores para a Red Bull, que teve o australiano Mark Webber garantindo mais uma dobradinha para a equipe das latinhas energéticas. O espanhol Fernando Alonso chegou na terceira posição e ainda sustenta oito pontos na liderança do campeonato. Hamilton, Button, Rosberg, Schumacher, Hulkenberg, Kubica e Kobayashi completaram os dez primeiros.
A dúvida que ficava no ar era se a Red Bull solicitaria a seus pilotos que invertessem as posições pois caso isso acontecesse, Webber estaria apenas um ponto atrás de Alonso no campeonato. Isto não aconteceu e gerou até um certo desconforto no piloto que luta não só contra Alonso como também com sua própria equipe, que reluta em investir em quem tem mais chances de conquista. Alonso agora tem 246 pontos no campeonato contra 238 de Mark Webber, 231 de Vettel e 222 de Hamilton, que depende agora do alinhamento de alguns planetas para conquistar o mais improvável dos campeonatos.
Os brasileiros não viveram um bom domingo hoje em Interlagos, com Rubens Barrichello largando em sexto e chegando em décimo quarto. Felipe Massa largou em nono e chegou em décimo quinto, Bruno Senna largou em último e chegou em vigésimo primeiro, uma posição a frente do último colocado Lucas di Grassi.

A Corrida

Ninguém sabia do que seria capaz o alemão Nico Hulkenberg da Williams após conquistar uma espetacular pole position ontem com pista secando após a chuva. Sua liderança porém, não durou muito hoje. Sebastian Vettel foi agressivo na largada, encontrou espaço pelo lado de dentro e já contornou o "S do Senna" na liderança do Grande Prêmio do Brasil. Webber não perdeu muito tempo e no final da reta oposta, quando o alemão deu o lado de fora mas escorregou na saída da curva, e garantiu a segunda posição.
Um pouco mais atrás o espanhol Fernando Alonso, no mesmo ponto de Webber, partiu para cima do inglês Lewis Hamilton para garantir a quarta posição enquanto Barrichello caia para sétimo, Massa subia para oitavo e Button para nono.
Durante quatro voltas, enquanto os pilotos da Red Bull lideravam, Alonso forçou para cima de Hulkenberg, com inúmeras tentativas em especial no "S do Senna" e no final da reta oposta, quando o alemão se defendia muito bem. A disputa entre os dois já permitia a aproximação novamente de Hamilton, que reclamava muito do equilíbrio de seu carro. Foi na sétima volta que o garoto mais uma vez deu uma leve escorregada e o espanhol aproveitou para subir para terceiro e receber os elogios da equipe, que dizia no rádio que a manobra foi linda. Vettel e Webber já abriam oito segundos para o trio.
Mesmo com pista livre para Alonso as Red Bulls eram mais rápidas algun décimos. Hamilton mais atrás partia com força para cima de Hulkenberg que, ratificando o bom trabalho do sábado, se defendia muito bem mesmo sem um bom equipamento para tais condições de pista.
Na décima segunda volta começaram os trabalhos de pit stop, bem antes do que se esperava. O primeiro a parar foi o inglês Jenson Button, da McLare,, que ocupava a nona posição e caiu para a décima oitava. Felipe Massa foi o próximo, mas a má fixação da sua roda dianteira direita fez com que ele tivesse de parar novamente na volta seguinte e caísse para último, perdendo muito mais tempo que Button. Apesar disso, o brasileiro voltou fazendo as melhores voltas da prova.
Barrichello também aproveitou para parar nos boxes e também perdeu tempo e na sequência vieram Hulkenberg, Kubica, Petrov e outros pilotos. Enquanto isso Vettel e Webber mantinha há varias voltas a mesma diferença de 2,4 entre eles, enquanto Alonso estava 13 segundos atrás andandno no mesmo ritmo.
Entre os quatro primeiros a primeira parada nos boxes aconteceu no vigésimo primeiro giro com o inglês Lewis Hamilton que voltou na sexta posição, Alonso parou na vigésima quinta e no único momento onde Webber foi colocado em posição de preferência no final de semana, a equipe chamou Vettel para fazer o pit stop antes do australiano, o que não mudou nada pois o alemão voltou fazendo a volta mais rápida.
Neste momento, além de Vettel, Webber e Alonso nas três primeiras posições, Hamilton, Button, Kobayashi, Rosberg, Sutil, Schumacher e Hulkenberg fechavam os dez primeiros. Os brasileiros não estavam bem e Barrichello era o décimo quarto, Massa o décimo sexto, Senna o vigésimo segundo e Di Grassi o vigésimo terceiro. Na trigésima quinta volta Barrichello ainda apareceu com um pneu furado após tentativa de ultrapassagem em Sebastian Buemi.
O brasileiro Lucas di Grassi, com um problema na suspensão traseira de sua Virgin deixava na volta 44 o seu primeiro Grande Prêmio do Brasil. Para delírio da torcida presente, ele chegou a sair do carro mas esperou o reparo da equipe e voltou para a pista quatro voltas depois para concluir a prova.
Os dois primeiros colocados encontravam enquanto isso um grupo muito grande de carros para aplicarem voltas, o que poderia influir na disputa entre eles, afinal Webber já havia diminuido a diferença entre eles para 1,8 segundos. O perigo durou apenas sete voltas já que o italiano Vitantonio Liuzzi bateu forte na segunda perna do "S do Senna" e, com o carro bastante destruido, provocou a entrada do Safety Car.
Hamilton, Rosberg, Massa, SUtil, Heidfeld e Button foram apenas alguns dos pilotos a irem para os boxes para calçarem novos pneus, o que poderia ser uma grande vantagem no final da prova. Após as paradas Vettel continuou em primeiro com Webber, Alonso, Hamilton, Button, Schumacher, Rosberg, Hulkenberg, Kubica e Alguersuari completando os dez primeiros.
A situação, porém, não era assim tão simples pois havia muitos carros entre uma posição e outra, o que dificultaria muito uma disputa por posição quando o Safety Car saísse da pista. Eram dois carros entre Vettel e Webber, que por sinal tinha cinco carros entre ele e Alonso, que estava mais cinco carros a frente de Hamilton, ou seja, a relargada que se deu na volta 56 não apresentou grandes emoções.
Vettel com pista livre marcou a melhor volta da prova logo na primeira após a saída do Safety Car. Webber, Alonso e Hamilton negociavam com retardatários e não conseguiam recuperar terreno, o que favoreceu a não mudança de posições. Apenas a partir da volta 61 o espanhol Fernando Alonso, com pista livre, conseguiu diminuir a diferença de 4,3 para 2,3 na antepenúltima volta. A resposta do australiano fez com que o piloto da Ferrari reduzisse o ritmo e nada mais mudasse até o fim do Grande Prêmio do Brasil, que teve vitória do alemão Sebastian Vettel.
Com 469 pontos a Red Bull garantiu o título mundial de construtores com uma prova de antecedência pois a vice líder McLaren sai de São Paulo com 421. A decisão do título mundial de pilotos acontece já no próximo domingo em Abu-Dhabi, a última prova da temporada, que acontece as 11h00 (horário brasileiro de verão).

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