Neste comparativo, alinhamos a Palio Weekend Trekking com a nova SpaceFox Sportline, uma vez que, para enfrentar a versão Adventure, que é a mais vendida na linha Fiat, a VW ainda está preparando a versão aventureira que será lançada até outubro.
A nova SpaceFox estreia com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos nas quatro portas, imobilizador e alarme, entre outros recursos, já na versão mais simples. Trata-se de uma oferta agressiva diante da lista de equipamentos da Palio Weekend Trekking, que não contempla ar-condicionado e trio elétrico. A Palio básica vem com direção hidráulica, computador de bordo, sistema Follow Me Home e Fiat Code, entre outros itens.
A SpaceFox básica é mais cara, custa 49 000 reais, enquanto a Palio Weekend Trekking básica sai por 44 770 reais. Mas, se incluirmos ar-condicionado e vidros e travas elétricos nas quatro portas, o preço da Palio sobe para 50 758 reais. A Fiat tem a vantagem do motor 1.8 de 114 cv, ante o 1.6 de 104 cv da SpaceFox. Os 10 cv fizeram diferença na pista de testes.
Nas provas de aceleração, a Palio foi 1,1 segundo mais rápida. Ela acelerou de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos, enquanto a rival fez em 12,5 segundos. Na retomada de 60 a 100 km/h em quarta marcha, a diferença foi maior: 9,3 e 12,7 segundos, respectivamente. Como era previsto, a perua Fiat bebeu mais. Mas foi menos do que se poderia esperar, diante do desempenho. Suas médias ficaram bem próximas das conseguidas pela SpaceFox. Rodando com álcool, a Palio fez 6,8 km/l no ciclo urbano e 9,5 km/l no ciclo rodoviário. A SpaceFox obteve, respectivamente, as médias de 7,2 e 10,1 km/l.
O principal trunfo da SpaceFox está na jovialidade de seu projeto. Derivada do Fox, ela foi lançada em 2006 e agora ganhou novas frente e traseira, que a deixaram mais bonita e elegante. A adição de frisos na dianteira e o design horizontal das lanternas atenuam o aspecto de minivan, com teto alto. Por dentro, a perua recebeu o novo painel do Fox, mais completo e funcional. A capacidade do porta-malas da SpaceFox é de 430 litros, mas pode chegar facilmente a 527 litros, com deslocamento do banco traseiro. Na Palio cabem 460 litros. Nas duas os bancos podem ser rebatidos (de série) e bipartidos (opcional).
A Weekend estreou em 1997 e, embora tenha passado por sucessivas atualizações, chega a 2010 com as mesmas linhas básicas e o painel do Palio 2004.
A diferença de idade entre elas é flagrante, apesar de ambas terem pontos em comum. As lanternas, por exemplo, têm design semelhante (horizontais, bipartidas) por influência do italiano Walter de’Silva, que introduziu o conceito nos anos 90 quando trabalhava no Grupo Fiat e atualmente é o responsável pelo design do Grupo VW. Por dentro, no entanto, não há apelação: a distância entre os projetos é grande. Ao se abrir a porta das peruas, as impressões são completamente opostas: na SpaceFox a sensação é de algo inédito se descortinando, na Palio Weekend é a de encontrar algo há muito conhecido.
Ao volante, o que fica evidente não é necessariamente a idade, mas a diferença de comportamento de cada carro. A Palio é mais confortável ao rodar. Sua direção exige menos esforço e a suspensão absorve melhor a imperfeição do piso. Em contrapartida, deixa a carroceria mais solta e com mais inclinação nas curvas. A SpaceFox, ao contrário, tem conjunto mais firme. A direção é precisa e a suspensão comunica mais a interação dos pneus com o piso. Em longas viagens, essa calibragem tende a se tornar cansativa, mas jamais será sonolenta. Para quem gosta do estilo esportivo, a SpaceFox tem ajuste mais divertido.
Para continuar na liderança, a Fiat já tem uma estratégia que passa pela renovação da família Palio. Mas isso ainda demora: a perua vem depois do hatch e do Siena. Até lá, a Fiat sofrerá os ataques da VW. Neste primeiro confronto, a SpaceFox levou a melhor, apesar de ter ficado para trás na pista de testes.
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